Escolas do sistema estadual de ensino recebem livros de autores potiguares

Rio Grande do Norte

17.09.2019

Na manhã de hoje (17), gestores e alunos de 50 escolas do sistema estadual de ensino do RN receberam obras de autores potiguares em uma ação educativa fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime). A entrega dos livros aconteceu no auditório Angélica Moura, na sede da SEEC, em Natal.

Chamado de Sacola Literária, o projeto de doação de livros às bibliotecas de escolas públicas atendeu 35 unidades de ensino da rede estadual e 15 da rede municipal. Cada unidade recebeu 16 obras, que foram doadas pelo IHGRN. 

Representando o titular da SEEC, Getúlio Marques, a chefe de gabinete da Educação, Socorro Batista, destacou o simbolismo que a entrega de livros carregada em si. “Promover a leitura é um compromisso que todos nós temos com nossos alunos. Hoje, com a entrega das obras de escritores da terra, esse compromisso é reafirmado. Trata-se de uma ação forte, que reúne o Instituto e a Undime, em uma demonstração de parceria em prol do ensino”, frisou Socorro Batista. 

O presidente do IHGRN, Ormuz Barbalho Simonetti, explicou o processo de escolha dos títulos entregue às escolas. “Uma equipe de profissionais do instituto selecionou, dentre as obras que faziam parte do nosso acervo, os títulos que poderiam enriquecer as bibliotecas escolares, dando vida aos livros, gerando conhecimento”, frisou Simonetti. 

“Trabalhar com autores potiguares faz a aula ser mais atrativa pois nossos alunos podem conhecer escritores que aqui desenvolveram suas atividades. Vamos analisar cada obra, mas já temos a certeza que irão contribuir com nossa escola”, explicou Fabiano Moreira, gestor da escola estadual Dr. Manoel Villaça, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal. 

As unidades de ensino municipais enviaram seus representantes para o recebimento da Sacola Literária. “Uma ação como essa é fruto de regime de colaboração entre Estado e municípios que funciona. Temos parcerias no campo do transporte, na discussão da base comum e hoje reafirmamos esse trabalho com uma ação no campo da leitura. Um momento muito feliz para as escolas”, disse Alexandre Soares, presidente da Undime-RN.