Escolas do Piauí se reinventam com o Programa Jovem de Futuro

Piaui

18.02.2020

Serem tidas como escolas de baixa qualidade de ensino, que ficavam à sombra das grandes escolas de Campo Maior, não é mais a realidade da Unidade Escolar Leopoldo Pacheco e do anexo da comunidade Corredores, da escola José Olímpio da Paz. Após a implantação do Programa Jovem de Futuro, as escolas passaram por uma grande transformação elevando a qualidade de ensino, a autoestima de alunos e funcionários, impactando na elevação dos resultados educacionais.

A escola Leopoldo Pacheco está situada em meio às maiores escolas de Campo Maior (Patronato Nossa Senhora de Lourdes, CETI Cândido Borges e Raimundinho Andrade), sofrendo ao longo dos anos com uma concorrência de altíssima qualidade. Além disso, a escola sempre foi vista como de baixo padrão, onde estudavam aqueles que não conseguiam entrar nas melhores.

A Agente de Circuito de Gestão (ACG), Marissó Bezerra, revela que na última década a Unidade Escolar Leopoldo Pacheco nunca conseguiu manter a oferta das três séries do Ensino Médio. As vezes conseguia ter uma turma de primeiro e segundo ano, mas acabava por ter que fechar as turmas devido ao baixo número de matrículas.

"No ano de 2017, a escola passou por grande mudança no quadro de professores. Recebeu muitos professores oriundos de outras escolas, outras realidades, havendo a necessidade de um tempo para adaptação. Houve também a mudança de gestora e coordenadora pedagógica. No ano seguinte, a escola passou a ser assistida pelo Programa Jovem de Futuro. Foi um ano difícil, pois todos tinham que se adaptar à nova realidade, além da alta rotatividade de profissionais que a escola ainda sofria", relata a agente.

Aos poucos, a escola está começando a colher os frutos. O ano de 2020 é o primeiro em que a escola vai ofertar o Ensino Médio completo com as três séries.

A dupla gestora da escola é composta pelas professoras Jesus Correia (diretora) e Jaqueline Costa (coordenadora pedagógica). Jesus Correia explica que a imagem da escola também mudou com o Jovem de Futuro, com os alunos mais envolvidos, sentindo-se acolhidos e gostando do ambiente escolar.

"O planejamento estratégico orientado pelo programa contribuiu para que todos se unissem. Os objetivos e metas fizeram com que as individualidades ficassem de lado, além da dupla gestora que atua em completa sintonia proporcionando um ambiente acolhedor, agradável para todos aqueles que lá se encontram. Isso acaba por refletir no desempenho dos alunos que se sentem valorizados e acabam por responder aos estímulos. É claro que ainda temos muitos problemas, mas o bom trabalho já nos permite colher bons resultados, principalmente no clima escolar e reputação da escola", completa a diretora.

Essas escolas também receberam a palestra "Inteligência emocional no processo de ensino aprendizagem", ministrada pela bacharela em Administração e mestranda em Educação, professora Maria das Dores Paz.

"O momento foi de essencial importância, pois contribuiu muito mostrando aos alunos que nada nem ninguém consegue impedir àquele que tem vontade. Todos nós passamos por problemas, por obstáculos, mas eles não podem nos impedir de crescer. Todos temos que sonhar, planejar o futuro, ter metas e objetivos a alcançar na vida", enfatiza Maria das Dores.


Muito mais do que um anexo, uma Escola

Em 2018, a Unidade Escolar José Olímpio recebeu a incumbência de assistir ao anexo Corredores, que ofertava o Ensino Médio regular completo para alunos da comunidade rural e adjacências. Na mesma época, chegaram o Programa Jovem de Futuro e uma nova diretora, professora Lucivana Silva, que se deparou com uma estrutura precária e alunos desmotivados.

A diretora afirma que a escola tinha um ponto forte, que era o recurso humano, composta por uma equipe de professores jovens, dinâmicos, alguns pertences à comunidade e com muita vontade de contribuir para a aprendizagem dos alunos.

"A partir desse diagnóstico prévio traçamos as estratégias para que objetivos fossem alcançados, como por exemplo uma maior participação nas avaliações externas, inclusive o ENEM, que até então era muito baixa. Com a palestra motivacional da professora Maria das Dores, o excelente trabalho da equipe de professores e a assistência da dupla gestora, o Anexo Corredores está começando a mudar seu ponto de vista sobre si mesmo, com uma maior participação nas avaliações externas, inclusive com aprovações significativas. Cerca de 50% dos alunos que tentam já conseguem prosseguir os estudos indo para a Educação Superior", destaca a gestora.

O Jovem de Futuro oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para ele.

"A implementação do Jovem de Futuro veio contribuir para o melhor desempenho da escola, uma vez que nos fez sair do comodismo do cotidiano escolar. Para a disciplina em que ministro aulas teve grandes contribuições, pois o projeto nos faz ver os nossos alunos como protagonistas, e é perceptível como eles são mais participativos quando aplicamos os projetos e as oficinas elaboradas, eles gostam quando as aulas são mais dinâmicas, quando instigam eles a pensar a elaborar. E o resultado podemos ver na evolução deles em relação a aprendizagem e também nas avaliações", relata a professora língua portuguesa, Roseane Veras.

Maria Danielle, estudante do Anexo Corredores conseguiu a tão sonha vaga na Educação Superior por meio do Enem. A jovem conta como a mudança no clima escolar contribuiu para a conquista. 

"Eu gostei bastante de algumas mudanças, foi interessante aprender de formas diferente. Foi bom desenvolver essas práticas na escola, pois elas aprimoram, além do conhecimento, a interação entre os jovens de todas as turmas", diz a aluna aprovada em Letras Português na UFPI.


Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco expandem as ações do programa Jovem de Futuro para a educação inclusiva, visando sensibilizar e formar os diversos agentes que atuam junto às escolas da rede estadual de ensino sobre a temática.