Escolas do PI estarão abertas para auxiliar estudantes a fazerem as inscrições no Enem

ENEM

02.07.2021

Está com dúvida para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021? A Rede de Ensino Estadual está com um novo mecanismo para auxiliar os estudantes que querem se inscrever, até 14 de julho, para realizar as provas: o Plantão ENEM. Gerências Regionais e escolas estão de portas abertas, com todo o protocolo de sanitário, para apoiar os candidatos. 

Será disponibilizado equipamento (computador com internet) com orientação de um colaborador para ajudar os jovens no processo. Cada instituição de ensino irá fixar dias e horários para os atendimentos para não gerar aglomerações e garantir que todos aqueles que tenham a necessidade de apoio possam fazer suas inscrições para as provas, que neste ano têm previsão de acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, nas modalidades presencial e digital. 

"O suporte para o estudante vai além de revisões, conteúdos e atividades em sala de aula. Nós entendemos que, no último ano, muito desafios surgiram com a pandemia e a Seduc tem observado atentamente todo esse processo para garantir a informação e o apoio integral aos estudantes de todos os cantos do Piauí. A escola é a referência para todos eles e o Plantão ENEM veio justamente como uma nova forma de garantir a orientação para que não percam os prazos e possam se inscrever de forma correta", explicou Viviane Carvalhedo, coordenadora de Mediação Tecnológica da Seduc. 

De acordo com o gestor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Inês Rocha, de Piracuruca, Gilvan Fontenele, a escola já tem uma rotina anual de contribuir com os estudantes e ajuda, inclusive, os que não possuem documentos. "A escola fez todo o processo do aluno, desde a inscrição até a solicitação de isenção de taxa. Fizemos uma reunião on-line com todos os alunos de 1º, 2º e 3º ano essa semana e explicamos. Estamos com computadores e colaboradores à disposição para ajudar", disse o diretor. 

Pré-ENEM SEDUC 

O maior programa de incentivo e preparação para o ENEM da SEDUC tem apresentado números grandiosos e expressivos para garantir o acesso universitário aos jovens do Piauí. Com aulas aos domingos no Canal Educação na TV, Redes Sociais e YouTube, o projeto reflete dados, como os divulgados pelo Instituto Semesp, que colocam Piauí em destaque como um dos únicos estados do nordeste que mantém a média acima da nacional (18%) com relação a escolarização, chegando a 20,8%. 

Em 2021, os estudantes estão cada vez mais envolvidos com as aulas e, com auxílio da tecnologia, conseguem tirar suas dúvidas em tempo real através do chat e dos quadros interativos do programa. Os novos quadros ’Fala Consultor!’ e ’Guia das Profissões’ garantem aos estudantes conhecimentos de relevância para o processo de preparação, além de informações do que acontece na educação do estado com o novo quadro ’Seduc tá On’. 

Todos os anos, o número de aprovações tem batido recordes e estudantes finalizam o Ensino Médio e ocupam cadeiras em universidades públicas em cursos de Medicina, Direito, Licenciaturas e muitas outras áreas profissionais.