Escolas do Novo Saber recebem materiais e equipamentos

Amapá

26.06.2019

O Governo do Amapá está equipando as 12 escolas de ensino em tempo integral do Estado, as Escolas do Novo Saber. São cerca de 2 mil objetos adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para equipar auditórios, secretarias, salas de aula e outros ambientes. O recurso investido é de R$ 750.378,08 do Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do governo federal.

Nesta terça-feira, 25, aconteceu a entrega simbólica de parte desses equipamentos para a Escola Estadual Profª Maria Carmelita do Carmo, em Macapá. A unidade recebeu 36 cadeiras giratórias, 16 mesas para computador, 3 fontes de alimentação para computador, um conjunto de sólidos geométricos e 45 conjuntos de longarinas de três lugares com braços.

Na oportunidade, também foi entregue uma ordem de serviço no valor de R$ 32 mil para despesas com pequenos reparos para a escola. As longarinas (cadeiras unidas de três lugares) já estão no espaço da TV Escola, dando mais conforto ao ambiente. A coordenadora da equipe de implantação de Educação em Tempo (ETI) da Seed, Carla Beatriz Carvalho, frisa que a ação é uma forma de dar transparência ao o que está sendo feito com os recursos do programa. 

“Muitos professores e alunos questionam o que está sendo feito para as melhorias das escolas, com os recursos federais que vêm para o programa. E essas são uma das nossas aquisições. Elas vieram de processo licitatório e irão para todas as 12 escolas de tempo integral’, destacou Carla Beatriz.

Materiais e equipamentos

Foram adquiridas cadeiras giratórias, mesas e fonte de alimentação para computador, conjuntos de sólidos geométricos, quadros brancos magnéticos, armários em MDF, nível com escala, sólidos de revolução, longarina de três lugares com braços e cadeira para digitador. Nesta primeira etapa, 1264 objetos de escritórios serão levados para todas as escolas. O cronograma de entrega segue até o dia 19 de julho.

Desenvolvimento escolar

Este ano, a escola Maria Carmelita do Carmo foi transformada em escola de tempo integral. A diretora da unidade, Graciete Rodrigues, acredita que a mudança no modelo de ensino melhorou os resultados educacionais do colégio, e agora, com os novos equipamentos, a tendência é melhorar cada vez mais o ensino. “Quando soubemos que seríamos uma escola de tempo integral, sabíamos que viriam muitos investimentos para a escola. E já estamos colhendo e dando mais suporte e conforto aos nossos alunos”, frisou.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, acrescentou que haverá uma manutenção na Carmelita do Carmo no período das férias, para melhorar os banheiros e colocar escovódromos. Além disso, algumas Escolas do Novo Saber também estão passando por reformas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), a exemplo do Colégio Amapaense. “Estamos equipando e revitalizando as escolas. Agora é ter cuidado e zelo para que muitas pessoas possam utilizá-los”, orientou a gestora.