Governo expande estratégia de educação em tempo integral aos 16 municípios do Amapá em 2022

Amapá

16.02.2022

Com o objetivo de fortalecer o ensino médio de tempo integral no Amapá, por meio do programa Escolas do Novo Saber, o Governo do Estado anunciou cinco novas escolas a integrar a estratégia. As unidades de ensino estão localizadas em Tartarugalzinho, Serra do Navio, Itaubal, Cutias e Calçoene, municípios que ainda não contavam com a modalidade de ensino.

A partir de agora, todos os 16 municípios do estado contam com escolas de tempo integral na rede estadual. As escolas anunciadas pelo governo e que passaram a integrar o modelo de Escolas do Novo Saber em 2022 são:

  • Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira, Calçoene- AP;
  • Escola Estadual Lourimar Simões Paes, Cutias - AP;
  • Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, Itaubal - AP;
  • Escola Estadual Drº Hermelino Herbster Gusmão, Serra do Navio - AP;
  • Escola Estadual São Tomé do Aporema, Tartarugalzinho - AP;

Com as novas escolas, o programa passa a contar com 30 unidades de ensino médio em tempo integral no Amapá, o que representa 24,8% das escolas estaduais de ensino médio. A meta do Plano Estadual de Educação é atingir 50% das escolas até 2025.

Matrícula no ensino integral

O período de matrículas para as Escolas do Novo Saber é de 14 de fevereiro a 16 de fevereiro. O estudante, o pai ou responsável deve acessar o portal escolapublica.ap.gov.br para preencher o formulário de pré-matrícula, onde um dos itens é a escola da unidade de ensino de tempo integral. Com o formulário preenchido, é só reunir os documentos obrigatórios e procurar a escola para finalizar a matrícula, até o dia 18 de fevereiro

Para conhecer o funcionamento de escolas com ensino de tempo integral e ter mais informação sobre as matrículas, basta ficar de olho nas redes sociais do Governo do Amapá e da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed-Ap). Indicamos também o site querointegral.com/AP/ e o instagram @querointegral, específico do programa nacional dessa rede de ensino. 

Sobre o programa

O programa Escolas do Novo Saber foi implementado em 2017. Atualmente, são 30 escolas oferecendo esse modelo de ensino expansivo. A implementação dos planos para que as escolas se adequassem a essa modalidade de ensino integral surgiu em 2017, quando o Ministério da Educação (MEC) aprovou leis com bases à reforços imediatos de mudança no ensino médio, que, segundo dados, era a etapa mais crítica da educação brasileira. Desde então, o Governo do Amapá junto com a sua Secretaria de Educação, vem reformando e ampliando escolas para que as demandas advindas desse modelo de ensino sejam subsidiadas.

Como funciona a escola em tempo integral

O estudante permanece, dependendo da escola, em horário estendido de 7h30 às 17h, 7h30 às 13h50 ou 14h05 às 20h25 com horário para almoço e dois intervalos para lanches. Nesse modelo de ensino, o estudante desenvolve habilidades necessárias para o mercado de trabalho, liderança e para a vida. Atividades extracurriculares conforme as opções de grade de cada escola.

O estudante recebe estudo orientado, com apoio dos professores para trabalhar os pontos fracos, melhorando o desempenho escolar. Contam ainda com aulas experimentais em laboratórios, para aproximar a teoria da prática.

Onde estão localizadas as Escolas do Novo Saber - Tempo Integral, no Amapá

Amapá: EE Vidal de Negreiros.

Calçoene: EE Juvenal Guimarães Teixeira.

Cutias do Araguari: EE Lourimar Simões Paes.

Ferreira Gomes: EE Profª Maria Iraci Tavares.

Itaubal: EE Wilson Hill de Araújo.

Laranjal do Jari: EE Profª Vanda Cabete.

Macapá: Colégio Amapaense, EE Tiradentes, EE Raimunda Virgolino, EE Maria do Carmo Viana, EE José Firmo, EE Jesus de Nazaré, EE Lucimar Amoras Del Castillo, EE Carmelita do Carmo, E. Quilombola Est. Daniel de Carvalho, EE Esther Virgolino, EE Bosque Amapá, EE Raimunda dos Passo, EE Jacinta Carvalho.

Mazagão: EE Dom Pedro I.

Oiapoque: EE Joaquim Nabuco.

Pracuuba: EE Ernesto Colares.

Pedra Branca do Amapari: EE Profª Maria Helena Cordeiro.

Porto Grande: EE Elias Trajano.

Santana: EE Alberto Santos Dumont, EE Augusto Antunes, EE Elizabeth Picanço Esteves.

Serra do Navio: EE Colônia de Água Branca.

Tartarugalzinho: EE São Tomé do Aporema.

Vitória do Jari: EE Munguba do Jari.