Escolas do Médio Sertão Sergipano utilizam ferramentas tecnológicas para aprendizagem dos alunos

Sergipe

22.06.2020

As unidades de ensino da Rede Estadual de Educação estão cada vez mais adaptadas ao período de distanciamento social e aderindo a novas formas de levar o conhecimento aos alunos. Exemplo disso são três escolas de Nossa Senhora das Dores, circunscritas à Diretoria Regional de Educação 5, que estão utilizando uma série de recursos tecnológicos para chegar até os estudantes.

Para o diretor da Regional 5, João Luiz Andrade Dória, as Atividades Escolares Não Presenciais representam um grande desafio neste momento, pelo fato de que as escolas, professores, alunos e famílias estão tendo que se adaptar à realidade imposta pelo novo coronavírus. Contudo, segundo o diretor, o que se observa é um enorme engajamento e solidariedade por parte da comunidade escolar para que as Atividades Escolares Não Presenciais se tornem efetivos instrumentos de construção de aprendizagem. “É importante ressaltar que tudo está sendo desenvolvido com muito planejamento e acompanhamento, contribuindo para que os efeitos da pandemia sejam minimizados, e o vínculo da escola com os alunos seja mantido", disse.

É o que tem acontecido no Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores. Lá, desde o mês de maio, antes mesmo da publicação da Portaria 2235/2020, do Governo do Estado, que regulamenta a oferta de atividades escolares não presenciais, a equipe diretiva iniciou o trabalho de organizar as turmas da escola em grupos de WhatsApp, com a presença virtual dos respectivos professores. Segundo o diretor, Raul dos Santos Santana, foi realizada uma reunião de adesão com os professores, na qual se discutiu acerca de quais metodologias seriam trabalhadas e quais os recursos que seriam utilizados.

Os trabalhos de envolvimento dos alunos incluem postagens de conteúdos e atividades diretamente nos grupos de WhatsApp, e por meio do aplicativo Google Classroom. O diretor afirma que os grupos são bem movimentados e que há uma total interação entre professores e alunos. Além disso, foi criado um canal no Youtube, em que os professores estão postando vídeos com conteúdos diversos para os estudantes. O canal "Colégio Calazans" pode ser acessado pelo endereço: https://www.youtube.com/channel/UCjZYIoZGheygTdYTHvwGG-w. Lá é possível encontrar dicas de assuntos dos componentes curriculares e também mensagens motivadoras dos professores para os alunos. "Eles estão no anseio de a escola investir mais nas aulas não presenciais, com a utilização de novas ferramentas de aulas. Acredito que estamos atingindo 80% dos alunos de toda a escola. São mais de 1200 alunos ao todo", disse.

Para os alunos que não têm a possibilidade de acompanhar as atividades online, a escola está tomando todas as medidas de proteção na entrega das atividades impressas.

"As aulas não presenciais chegaram para movimentar a educação pública para algo novo e desafiador. O momento é difícil, mas a determinação em querer levar educação para todos os alunos vence e transpõe qualquer barreira de dificuldade. Vimos nesses últimos dias o empenho da equipe gestora e dos professores em quererem levar o melhor conteúdo aos alunos do General Calazans. Com certeza nossa escola se tornou mais unida e sairá mais fortalecida após esse período de pandemia que estamos passando", declarou.

As ferramentas WhatsApp e Google Classroom também têm sido utilizadas bastante pelos alunos do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, em Nossa Senhora das Dores. Os professores estão ministrando os conteúdos e atividades por meio dessas plataformas virtuais e também aulas ao vivo pelo Google Meet.

De acordo com a diretora, Maria Sônia Paes de Oliveira Santana, foram criados horários para cada turma e professor, a fim de que todos tenham uma rotina escolar, mesmo estando em casa. A unidade de ensino também criou uma conta no Instagram, @fernandao.zedo, na qual a equipe gestora, juntamente com os professores, posta vídeos divertidos semanalmente para divulgar a programação das aulas e as temáticas a serem abordadas no período.

"As atividades já estavam sendo disponibilizadas desde o início da quarentena, de maneira informal. E agora, com o decreto formalizado, elas ganharam mais estrutura, o que fez com que os alunos se empenhassem ainda mais. Eles interagem bastante e se dedicam a apreender os conteúdos. A participação tem surpreendido positivamente a todos nós. As atividades não presenciais são um desafio, mas são também essenciais neste momento, a fim de garantir o contato e a aprendizagem com os alunos. E os resultados têm se mostrado satisfatórios. É uma alegria ver o quanto nossos alunos estão empenhados", disse a gestora da escola.

Suporte aos alunos e professores

A diretora explica ainda que a escola tem dado suporte aos alunos que não têm como acompanhar as atividades online, disponibilizando-lhes apostilas semanalmente para que eles não fiquem de fora da aprendizagem. Além disso, a unidade escolar, juntamente com a equipe da DRE 5, está reforçando a entrega de livros para que todos recebam, mesmo os que moram mais distante.

A equipe diretiva também deu suporte e atendimento aos professores que não têm habilidades com as ferramentas digitais. "Criamos tutoriais e já realizamos algumas oficinas por videoconferência que serão mais intensificadas nestas próximas semanas", explicou Maria Sônia.

Berila Alves

No Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, também em Nossa Senhora das Dores, as aulas na plataforma Google Classroom já entraram em sua segunda semana com bastante interação entre os alunos e professores. O coordenador pedagógico José Wagner Costa dos Santos explica que a unidade de ensino está ampliando a adesão e habilitando a escola na plataforma Google For Education, que permite disponibilizar aulas gravadas pelos próprios professores.

"Estamos postando atividades no Google Classroom com textos e arquivos de vídeo com aulas de domínio público. Agora queremos avançar e colocar o que for produzido pelos próprios professores para os alunos", disse o coordenador. Após cada aula no ambiente virtual, os professores ainda ficam disponíveis por duas horas, para tirar as dúvidas dos estudantes. O professor José Wagner garante que a aceitação tem sido muito boa.

"Essas aulas estão surtindo um efeito muito bom, com um grande nível de adesão. Procuramos flexibilizar os mecanismos para os alunos, evitando ao máximo o uso de papel. Já os estudantes que, por qualquer motivo, não podem participar das aulas online, receberam os livros didáticos, com os quais poderão fazer as atividades e, no retorno às aulas presenciais, não terão nenhum prejuízo", declarou.