Piaui
24.04.2025O Governo do Estado premiou 104 escolas na 4ª edição do Prêmio Alfa-10, durante o evento do Pacto pela Educação 2025, conforme seu desempenho no IDEPI-Alfa (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização). A premiação reconhece escolas públicas, estaduais e municipais que se tornaram referência na rede e assumiram um papel ativo na cooperação técnico-pedagógica com outras escolas, visando melhorar indicadores de leitura, escrita e letramento matemático.
O governador Rafael Fonteles destacou o compromisso com a primeira infância. “O Prêmio Alfa-10 valoriza a primeira infância e reforça nossa política de alfabetização na idade certa: este ano premiamos 104 escolas e, com o Pacto pelas Crianças, coordenado por Isabel, queremos antecipar a meta de 60% de crianças alfabetizadas até os sete anos, promovendo a troca de boas práticas entre as escolas”, pontuou o chefe do executivo.
Fonteles anunciou ainda novidades para os municípios que atingirem os índices educacionais. “Além da premiação às escolas, que o Prêmio Alfa-10 já faz desde a sua primeira edição, agora nós iremos premiar com o valor de R$ 200 mil as prefeituras que atingirem a meta de 90% de crianças alfabetizadas na idade certa”, afirmou o governador.
O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, reforçou o impacto dos regimes de colaboração entre Estado e municípios para elevar os índices de alfabetização. "Além dos kits de mobília e brinquedopraças, investimos na formação continuada de professores e no apoio à gestão escolar. As 104 escolas premiadas receberam recursos para reinvestir em projetos pedagógicos. Isso faz com que unidades como as do município Monsenhor Hipólito garantam equidade e qualidade no ensino desde os primeiros anos.", lembrou Bandeira.
Com três escolas do município de Monsenhor Hipólito no Top 10 da premiação, o prefeito Djalma Policarpo destacou a importância de investir na Primeira Infância. “Graças a essa cooperação, três escolas do município foram premiadas, demonstrando que estamos no caminho certo para alfabetizar todas as nossas crianças na idade certa”, comemorou o gestor municipal.
Mais de 1.500 convidados, entre Prefeitos, Primeiras-damas, Gestores Municipais de Educação, Professores, lideranças escolares e representantes de instituições parceiras participaram da premiação.
Premiação das escolas – Top 10
Confira a lista completa das 104 escolas premiadas
Pacto pelas Crianças celebra 2 anos de atendimento na Primeira Infância
O Pacto pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama Dra. Isabel Fonteles, celebrou seu segundo aniversário com avanços em políticas integradas de saúde, educação e segurança infantil.
"São dois anos de um programa que transforma vidas. Já entregamos 42 kits-creche e com a nossa carretinha da saúde ajudamos a tornar o Piauí o estado que mais vacinou crianças no país. É motivo de orgulho e iremos investir mais na primeira infância, que é a missão prioritária do governador Rafael Fonteles", concluiu a primeira-dama.
O programa prevê a distribuição de 200 kits até 2026, beneficiando cerca de 10 mil crianças. "A educação infantil é a base de tudo. As brinquedopraças e os kits-creche não são apenas estruturas físicas, mas símbolos de um compromisso com o desenvolvimento integral das crianças, alinhado às ações de saúde lideradas pela doutora Isabel", declarou o Secretário Washington Bandeira.
Municípios recebem Selo Nacional Criança Alfabetizada
Resultado de estratégias articuladas para alfabetização de crianças na idade certa, os municípios piauienses foram reconhecidos nas categorias Prata e Bronze do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada. As categorias são indicadas pela Secretaria de Estado da Educação, após conquistar o Selo Ouro em Brasília, concedido pelo MEC.
"Neste ano, chegaremos a 60% das crianças alfabetizadas na idade certa. Esse avanço é fruto de ações como a formação de professores e o apoio técnico aos municípios. O Selo é o reconhecimento de que o Regime de Colaboração entre estado e municípios funciona", completou Bandeira.
O Selo reconhece as iniciativas exitosas de gestão no âmbito do estado e municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.