Tocantins
15.04.2024Na semana de atividades dedicadas à leitura, as escolas estaduais desenvolveram atividades criativas para despertar nos estudantes o hábito da leitura. Entre essas ações, algumas unidades escolares prepararam exposições de obras literárias, passeio pelo acervo das bibliotecas, apresentações dos livros da Escola das Emoções e premiação para os estudantes que se destacam na leitura. São atividades alusivas ao Dia Nacional da Leitura, celebrado no dia 12 de abril.
Escola de Colinas do Tocantins destaca os trabalhos “Grandes Mulheres da Literatura”
A equipe da Escola Estadual Presbiteriana de Colinas do Tocantins aproveitou a Semana Nacional da Leitura para incentivar os estudantes a se inspirarem nas histórias de mulheres, que enfrentaram dificuldades e as suas contribuições para o mundo literário. Os trabalhos foram realizados tem como tema: “Grandes Mulheres da Literatura”.
Nos trabalhos da escola foram compartilhadas histórias de mulheres que tinham um sonho de escrever, enfrentaram os desafios da época e conseguiram serem personalidades no universo literário, como Cora Coralina, Conceição Evaristo, Lygia Fagundes da Silva Teles, Ruth Rocha, Maria Firmina dos Reis e outras.
A coordenadora de Programas e Projetos da escola, Aldean Abreu Soares, ressaltou a importância do trabalho realizado em sala de aula para se conhecer biografias e os escritos das mulheres que fizeram a diferença na literatura brasileira. “Essas personalidades trazem em suas narrativas conteúdos riquíssimos, sobre os mais diversos cenários sociais, emocionais, políticos e econômicos e que por serem mulheres levaram um tempo para terem os seus trabalhos reconhecidos”, explicou.
A estudante Anna Júlia Leite dos Santos, 13 anos, do 8° ano do ensino fundamental comentou sobre suas leituras. “Eu li o livro Úrsula, que foi muito marcante. A sua autora Maria Firmina dos Reis, retratou a triste história dos escravizados, o seu cotidiano e lutas. Vi que a escritora, uma mulher negra, exalta a liberdade do seu povo. E até hoje, estamos lutando por dias melhores para todos os povos”, comentou.
A estudante Emilly Ferreira Alves, 12 anos, do 6° ano do ensino fundamental, destacou a importância do projeto para conhecer as escritoras. “Eu gosto de ler os livros de Ruth Rocha porque ela escreve de forma divertida. E gostei muito da obra Marcelo, Marmelo e Martelo, porque o personagem inventava situações, questiona tudo e é muito criativo. E todas as histórias escritas por Ruth trás ensinamentos para a vida”, frisou.
Escola de Gurupi apresenta livros da Escola das Emoções
No Instituto Presbiteriano Educacional de Gurupi as atividades foram realizadas no último dia 11, com apresentação dos livros recebidos da Secretaria da Educação do programa Escola das Emoções, atividades de leituras, de interpretações de personagens da literatura infantil e gincana literária. E também foram realizadas as ações do projeto ‘A leitura além das palavras’, que foi premiado em recebeu o 3° lugar, referente à 1ª Fase do Ensino Fundamental, do Prêmio A Escola que Transforma (PROFE).
A educadora e coordenadora de Apoio e Projetos e Programas, Claudilene Almeida, comentou sobre as atividades. “Neste ano estamos mais motivados para promover a leitura de forma colaborativa, lúdica e prazerosa, promovendo o protagonismo das crianças desde as séries iniciais”, explicou.
Escola de Almas apresenta a leitura em forma de arte
A equipe da Escola Estadual Deoclides Muniz, localizada em Almas, preparou uma vasta programação para falar para os estudantes o quanto é importante a leitura. Lá, as atividades do Dia da Leitura foram realizadas no dia 11. O destaque foram as apresentações artísticas, com poesias, jogral, músicas e exposição de cartazes.
Na ocasião, foi inaugurada a Sala de Linguagens, um espaço de leitura e atividades diversificadas. A professora Beathriz Ramalho, que coordena a área de linguagens na escola, ressaltou o trabalho realizado. “As atividades foram realizadas em ambientes temáticos e os estudantes exploraram os diversos gêneros textuais e foi realizada uma exposição de livros. A escola aproveitou os chromebooks recebidos pela Seduc para realizar as atividades dos jogos literários, o karaokê e o circuito literário.
O estudante Carlos Eduardo destacou suas observações. “Foi um evento importante, porque todos entenderam a relevância da leitura e das aprendizagens diversas”, afirmou.
A professora de linguagens, Gabriela Magalhães, também ressaltou a importância de ler. “A leitura é um instrumento transformador na vida dos estudantes, pois representa uma oportunidade para ampliar o vocabulário, melhorar a escrita, desenvolver a oratória e criar possibilidades de vivenciar novas narrativas para as suas vidas por meio da viagem que a leitura proporciona” explicou.
Escola de Araguatins promove o Sarau literário
Já na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, localizada em Araguatins, as atividades de leitura tiveram como foco a inclusão e foi promovido um sarau literário.
A escola realizou no dia 11 de abril, a culminância das atividades de leitura, com declamação de poesias, apresentações de músicas e interpretação de textos.
O professor da área de linguagens Vinicius Oliveira ressaltou esse momento de promoção da leitura na escola. “Essas atividades estimulam a criatividade dos estudantes, e fortalece a autoconfiança, porque eles se apresentam em público”, concluiu.
Todas essas ações tem o objetivo de promover a formação de leitores, ampliar a compreensão dos textos e livros literários e melhorar a escrita e a forma de pensar. E essas atividades continuam sendo promovidos ao longo do ano letivo.
Joselia de Lima/Governo do Tocantins
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Marcos Miranda/Governo do Tocantins