Escolas de Santa Catarina participam de palestras sobre Violência contra a Mulher

Santa Catarina

05.04.2022

Diversas palestras educativas sobre a violência contra a mulher foram realizadas ao longo do mês de março nas escolas da rede estadual. As atividades fazem parte da campanha "Oi, meu nome é Maria", desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED).

A campanha, que tem como foco o combate à violência contra a mulher, e leva aos adolescentes e jovens do Ensino Médio informações sobre o tema e questões relacionadas à Lei Maria da Penha.

Na Escola de Educação Básica (EEB) Guilherme Missen, em São Miguel do Oeste, os alunos da 3ª série do Ensino Médio surpreenderam a promotora de Justiça Marcela Boldori Fernandes. Para iniciar o debate, eles produziram um cartaz sobre o tema e expuseram uma manequim vestida e maquiada, simulando uma mulher que foi violentada. Para estimular a reflexão, também leram em voz alta trechos impactantes de músicas de diversos gêneros que representam situações de violência contra a mulher.

A intervenção artística antecedeu a palestra realizada pela promotora na escola e foi proposta pela gestora da unidade, Mayara Lucia Noronha, e pela assessora da direção. “Tivemos a ideia de abordar de uma forma diferente e de eles participarem da palestra”, destaca ela.

Ela avalia que a atividade foi um momento riquíssimo e de muito aprendizado para todos os envolvidos: “Vejo como muito relevante e significativa, abrindo espaço para reflexões e possibilidade de expressão por parte dos alunos. A gente precisa ter este olhar atento, humano para nossas crianças e adolescentes”, salienta a gestora.

"Muito obrigada pelo apoio com esse relevante tema, tenho esperança de que com essas reflexões nas escolas consigamos diminuir os índices de violência", destaca a promotora Marcela Boldori Fernandes.

Na mesma semana, foi realizada outra palestra com as turmas do Ensino Médio noturno, dessa vez na modalidade on-line. Após a fala da promotora, os professores da escola fizeram uma roda de conversa com os alunos. Os educadores relataram que o tema despertou o interesse dos alunos, já que ficaram cerca de 45 minutos debatendo o tema da palestra e as letras de música.

Outras iniciativas

Em Lages, a promotora de Justiça Mônica Lerch Lunardi falou para mais de 350 estudantes da EEB Vidal Ramos Júnior e também para alunos da localidade de Três Árvores, no interior do município, e do Ensino Médio da EEB Zulmira Auta Silva. Além de debater os conceitos, as formas e o ciclo de violência doméstica, os canais de denúncia e os mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha, a promotora também falou sobre violência rural contra a mulher.

Em Ituporanga, adolescentes da EEB Aleixo Dellagiustina receberam do promotor João Paulo Bianchi Beal informações sobre o ciclo da violência contra a mulher, os canais de denúncia e os mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha.

Conheça a campanha

A campanha "Oi, meu nome é Maria" foi desenvolvida pelo MPSC em razão da Lei nº14.164/2021, que alterou a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Além de incluir a prevenção da violência contra a mulher como tema transversal nos currículos da educação básica, a lei também instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada no mês de março, nas instituições públicas e privadas de ensino.

Voltada ao público jovem, a campanha usa a imagem da própria Maria da Penha quando jovem, a farmacêutica brasileira que foi vítima de dupla tentativa de homicídio e ficou paraplégica devido a lesões irreversíveis das agressões de Marco Antonio Heredia Viveros, em 1983.