Música
25.06.2021Cinco escolas da rede estadual de educação estão participando de um projeto de construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis. Intitulada “Sabe o lixo? Virou arte!”, a iniciativa busca despertar o gosto pela cultura, associando-a com a sustentabilidade.
Participam das atividades as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas da rede estadual de Campos Novos: EEB Henrique Rupp Júnior, EEB Paulo Blasi, EEF Rafael Dal Pai, EEB Profª Antonia Correa Mendes e EEB Gasparino Zorzi. O projeto abrange ainda escolas municipais de outras quatro cidades da região.
Os professores e alunos são capacitados em oficinas de música instrumental com a construção de instrumentos a partir de embalagens de alimentos recicláveis, como latas de metal e potes plásticos. A oficina é ministrada pelo grupo Patubatê, de Brasília/DF, de forma remota por videoconferência ao vivo.
Também são oferecidas oficinas de alfabetização cênica com a construção de cenários a partir de materiais recicláveis. Essa oficina é ministrada pelo grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba.
Professora descreve entusiasmo dos alunos
A professora dos Anos Iniciais da EEB Profª Antonia Correa Mendes, Elis Regina Bressan Felicetti, descreve que tanto ela quanto os estudantes ficaram muito entusiasmados com o projeto e que o aproveitamento foi excelente: “Observei nos olhos das crianças que elas estavam motivadas para aprender a fazer. Além dos materiais que podem ser reutilizados, a gente sabe que essa atividade desenvolve a vontade de criar, montar e inventar muitas outras possibilidades. E o mais legal é que pode ser transformado em arte”.
O projeto inclui ainda um concurso artístico, com a seleção de apresentações musicais e peças teatrais. O concurso acontece em três etapas: a escolar, a municipal e a regional. A etapa regional, que é a final, será realizada em setembro, com a premiação das apresentações vencedoras e show do Grupo Patubatê.
Conheça o projeto
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Instituto Humaniza e patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A e da Statkraft, com realização da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (Governo Federal).
A série #EnsinoEmSC tem como objetivo apresentar iniciativas de professores e gestores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. As ações serão apresentadas nas mídias sociais pela página @educacaosc e semanalmente no site da Secretaria de Estado da Educação. Estimule as iniciativas na sua escola e participe publicando as ações nas mídias sociais com a hashtag #EnsinoEmSC!