Escolas de Santa Catarina estão prontas para o Dia da Família na Escola

Santa Catarina

07.04.2017

É amanhã! Neste sábado, 8, escolas da rede estadual de Santa Catarina abrem as portas para o Dia da Família na Escola. A data prevista no calendário escolar desde 2016, é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa. Escolas de todas as regiões do Estado estão engajadas na organização de atividades como apresentação de teatro, oficinas de pinturas faciais, gincanas, ações para emissão de RG, esclarecimentos sobre Imposto de Renda entre diversas outras. A expectativa, no Estado, que é o primeiro a estabelecer por lei esta data no calendário escolar, é envolver 1 milhão de integrantes da comunidade escolar.

Nas escolas de Araranguá, está prevista a participação de 35 escolas da rede estadual de ensino, com envolvimento de mais de 10 mil pessoas, entre professores, alunos e familiares. A supervisora Cleusa Maria Felisberto Tavares e a integradora educacional da Regional, Gisela Raupp, da Gered Araranguá, que realizam o acompanhamento do cronograma de ação das unidades escolares, destacam que a data deve consistir numa oportunidade singular para articular parcerias com entidades locais, como: academias, postos de saúde, clubes sociais e de serviço, universidades, clínicas ONGs, cooperativas e outras representações da sociedade.

Entre as atividades programadas nas escolas de Canoinhas, estão apresentações musicais, de teatro e dança, roda de chimarrão, palestra com Corpo de Bombeiros, sobre educação alimentar, orientações sobre vacinações, aferição de pressão arterial, glicemia, ginástica para família, passeio ciclístico e diversas atividades esportivas. Para a gerente de Educação da região, Maria Celina Muraro “a participação dos pais na vida escolar dos filhos contribuem para um aprendizado melhor dentro e fora da escola. Acompanhar de perto seu aprendizado e conhecer mais o ambiente escolar, aproximando a comunidade da escola”, diz.

As 16 unidades de ensino da rede estadual de Taió estão prontas para a data. Segundo o supervisor de gestão Escolar, Adriano Stolf, as escolas já organizaram diferentes atividades como: orientações de profissionais da Saúde; educação alimentar e nutricional; oficinas; palestras; apresentações artísticas; feira do livro exposição de trabalhos; jogos escolares; recreação, revitalização de horta e jardinagem. 

Gincanas, aula de zumba, corrida rústica, sorteios e outras ações são algumas das atrações das escolas de Timbó. Para a gerente de Educação Regional, Claudete de Fátima Bauer, oportunizar as famílias a vivenciarem momentos prazerosos entre filhos, pais e comunidade escolar é o objetivo principal desse evento. “Com essa ação, que é o Dia da Família na Escola, torna-se possível estreitar laços de respeito, afeto e parceria entre família e escola”, enfatiza.

Estudantes e familiares das 42 escolas de Chapecó também participarão do Dia. Segundo a gerente Regional da Educação, Maria de Lurdes Sebben, a data terá atividades educativas e de recreação com foco em fortalecer a relação da escola com a famílias, afirma Maria de Lurdes.