#Educação #Rondônia #SeducRO #GovernoDeRondonia
18.10.2022As Escolas Estaduais, vinculadas à Secretaria de Estado da Educação - Seduc realizaram no dia 7 de setembro, momentos cívicos em vários municípios de Rondônia. Em Porto Velho, oito escolas participaram do desfile oficial que aconteceu na Avenida Imigrantes. Em Ariquemes e Espigão do Oeste, também tiveram suas atividades cívicas, sendo este último destaque pela participação de estudantes indígenas.
Após dois anos com atividades suspensas por conta da pandemia, o desfile celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil. Bandas de escolas como do Colégio Tiradentes da Polícia Militar foram algumas das atrações do momento. Já em Ariquemes, os estudantes, além de se colocarem na avenida, apresentaram um resumo dos projetos e ações desenvolvidas ao longo do ano letivo.
No referido município, atletas que participaram do Jogos Escolares de Rondônia 2022 em diversas modalidades, inclusive paralímpico, se fizeram presentes no desfile que comemorou o Sete de Setembro.
Para o Coordenador Regional de Educação de Cacoal, Bertino Neto, conta que os estudantes deram uma amostra de educação, comprometimento e patriotismo. "Agradecemos o empenho dos gestores, equipe escolar e servidores da CRE de Cacoal, que se empenharam em fazer o melhor", pontua.
Segundo a Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, é de grande importância levar essa pauta e entendimento a todos os alunos da Rede Estadual de Ensino. "Poder ver nossas escolas resgatando o patriotismo, através de momentos cívicos, em várias localidade de Rondônia é algo que nos deixa muito felizes", destaca, demonstrando que as escolas estão no caminho certo.
ESTUDANTES INDÍGENAS
Em Espigão do Oeste, a Escola Estadual Indígena Sertanista Benedito Brígido ganhou destaque ao promover um desfile dentro da aldeia Roosevelt, com a participação dos alunos da etnia Cinta Larga e seus professores. O evento contou com a participação de toda comunidade que foi prestigiar o evento.
A importância foi mostrar para os alunos seus valores e cultura que devem ser valorizadas desde a infância, bem como despertar neles o verdadeiro patriotismo. As escolas da CRE Espigão do Oeste, durante a Semana da Pátria, contaram com diversas comemorações em alusão ao Bicentenário da Independência.
"Presenciar ainda hoje, em pleno século 21, adolescentes e crianças celebrando o 7 de Setembro é motivo de orgulho, e isso só nos mostra o quanto nossos professores se preocupam e se empenham com a valorização de nossa História", finaliza o coordenador Regional de Educação de Espigão do Oeste, Adjalma Rocha.