Escolas de Minaçu, Catalão e Itumbiara ganham disputa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

PGE 2020

10.11.2020

O Prêmio Gestão Escolar 2020 já tem os três colégios finalistas da etapa estadual de Goiás. O Comitê Estadual da premiação divulgou na última quarta-feira (4/11) o nome das escolas que vão agora concorrer na etapa regional.

Foram classificados o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Veloso, de Itumbiara, em 3º lugar; o Colégio Estadual João Netto Campos, de Catalão, em 2º lugar; e o Colégio Estadual Ministro Santiago Dantas, de Minaçu, em 1º lugar.

Essas unidades se destacaram pela comunicação eficiente com os alunos e pais via WhatsApp, entrega de atividades impressas a alunos sem acesso à internet, aulas ao vivo por plataformas virtuais e ainda reuniões regulares entre gestores, professores e estudantes para formação e alinhamento de estratégias.

A edição deste ano, que busca valorizar iniciativas implantadas nas escolas durante o período de isolamento social, recebeu 389 projetos na disputa pelo título de referência nacional. Destes, 366 são da rede estadual e 23 da rede municipal de ensino.

Vencendo a pandemia

“Para nós hoje é um dia muito especial, porque significa que estamos vencendo essa pandemia”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli. Segundo ela, todas as escolas que se inscreveram são vencedoras, simplesmente pelo fato de terem criado soluções para combater a evasão escolar nas aulas não presenciais.

O secretário municipal de Educação de Goiânia e vice-presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Marcelo Ferreira, também celebrou as boas práticas pedagógicas das escolas: “É muito bom saber que as pessoas, mesmo em tempos tão difíceis, têm conseguido reinventar a educação”.

Sobre o prêmio

Lançado em 1998, Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país.

O prêmio é uma realização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Nesta edição, o concurso tem o patrocínio da Fundação Itaú para a Educação e Cultura e conta com a parceria das organizações Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.