Sergipe
18.11.2019
Boas práticas a compartilhar. É com esta temática que a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realiza a terceira edição do Educa Mais Café, nesta segunda-feira, 18, estendendo-se até essa terça-feira, 19, com as 41 escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral na Rede Estadual. Durante dois dias, alunos, professores e equipes diretivas estarão mobilizados em diversas atividades de socialização dos projetos adotados ao longo do ano letivo, bem como a execução de ações norteadoras, com o objetivo de executar planos e estratégias para melhorar a oferta da modalidade de ensino no estado de Sergipe.
Conduzido pela equipe do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), o evento conta com metodologia similar à do World Café, que permite o compartilhamento de um café com as equipes escolares e, ao mesmo tempo, promove um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional, abordando ações exitosas realizadas nas Escolas em Tempo Integral. No primeiro momento, todos os participantes terão oportunidade de conhecer a síntese das discussões dos grupos, se conectar e polinizar as suas ideias, interagindo coletivamente, trabalhando a diversidade, e fazendo emergir a inteligência coletiva, o senso colaborativo e o espírito de corresponsabilidade no planejamento estratégico de ações.
De acordo com o professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Seduc, que representou o secretário de Estado, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, as escolas de ensino médio integral têm assumindo um papel importante na condução dos projetos de protagonismo, que evidenciam o preparo acadêmico dos estudantes e envolvimento das comunidades. Ele assegura que, dentro dessa perspectiva, é necessário destacar três pontos que colaboram para o crescimento da modalidade: ações de protagonismo aliadas à iniciação científica; foco na aprendizagem e gestão especializada.
A coordenadora geral do Ngeti, professora Emanoela Ramos, explica que o Educa Mais Café acontece com o objetivo de discutir todos os desafios encarados ao longo do ano de 2019 e quais foram as soluções formuladas diante das adversidades. “É uma reunião para o diálogo e construção coletiva de soluções”, disse, referindo-se às boas práticas desenvolvidas pelas escolas, que envolvem a participação de toda a comunidade na execução e continuidade das atividades. Ela ainda informa que o evento se estende aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs/DEA), que estarão envolvidos na seleção dos projetos com o objetivo de compartilhar as ideias com as outras escolas da rede.
Gestão integrada, aluno protagonista
Com mais de 10 mil alunos matriculados, as unidades de ensino do Educa Mais Escola – programa de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral – têm avançado consideravelmente na oferta da modalidade em Sergipe. Esse total de matrículas de estudantes da última etapa da educação básica no ensino integral significa um aumento de 352%, quando comparado ao mesmo dado registrado em 2017, primeiro ano da implementação do programa, a partir do qual o Governo de Sergipe, por meio da Seduc, amplia anualmente a oferta de vagas nessa modalidade de ensino.
A professora Jandira Andrade, gestora do Centro de Excelência Felisbelo Freire, em Itaporanga D’Ajuda, na região metropolitana de Aracaju, afirma que o ensino integral é responsável por mudanças de paradigmas na comunidade escolar, momento em que os alunos podem trabalhar mais seus projetos de vida, além de se dedicar às atividades interdisciplinares a partir das disciplinas eletivas. Ela considera de suma importância a integração de conhecimento e boas práticas por meio do Educa Mais Café.
Para o professor Cleonaldo Correia, coordenador administrativo e financeiro do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, unidade localizada em Indiaroba, sul sergipano, o evento contribui de forma significativa para a replicabilidade das boas práticas, que podem servir de inspiração para outras escolas.
Representando os diretores regionais na abertura do evento, o professor João Luiz Andrade, diretor da DRE 5, destaca que a culminância das boas práticas representa a excelência que as escolas de ensino integral têm, além do efeito que a modalidade vem causando no ensino e aprendizagem dos estudantes.
Protagonismo
Abrindo as atividades, o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, levou ao público presente uma apresentação de dança com o grupo Pérola Negra. Formado por 18 jovens protagonistas do EMTI, a palavra de ordem foi representatividade negra e a luta por direitos, representado pelos passos de dança e a dramatização de uma poesia sobre o ser mulher negra.
Em seguida, ao som da rima e da batida do hip-hop, os alunos do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo, em Neópolis, entoaram mais palavras de ordem sobre projeto de vida. Kamylly Victória Santos, José Marcos Felipe Santos e João Victor Teles falaram sobre escolhas, sonhos e planejamento.
Educa Mais Café continua
No segundo dia de evento, que acontece nesta terça-feira, 19, as equipes escolares contarão com momentos de socialização de experiências e apresentação das boas práticas, além da realização do Fórum de Protagonismo, no qual os estudantes apresentarão as práticas e vivências desenvolvidas na escola.