Escolas de Ensino Fundamental promovem formação sobre Currículo de Pernambuco

Pernambuco

24.07.2019

Professores do ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino participaram nesta terça-feira (23) de um dia voltado para formação sobre o Currículo de Pernambuco e suas diretrizes. A ação, que ocorreu em todas as 594 escolas que ofertam esta modalidade de ensino no Estado, marca o retorno dos professores às atividades e contou com estudo dos cadernos de orientações metodológicas do documento.

O objetivo é proporcionar momentos de estudos e aprofundamento das temáticas abordadas no documento, tendo em vista que Pernambuco está num movimento de implementação do currículo do ensino fundamental, que é gradual e será concluído em 2020. Esse estudo foi realizado em grupos, abordando metodologias e práticas pedagógicas. 

“É um momento singular, de uma participação ativa das escolas e dos professores. Do Cais ao Sertão, é visto o empenho das regionais, das escolas, na promoção de um dia de acolhida, reflexão e planejamento”, comentou Ana Tereza, gerente geral do Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação e Esportes do Estado. Sobre o documento aprovado em 2018, ela dispara: “O Currículo de Pernambuco é um grande recurso para os professores, valoriza a relação teoria-ação”.

Na Escola Estadual Professor Cândido Duarte, no bairro da Várzea, Richely Moura, professora de Português, ficou muito contente com a abordagem apresentada na formação. “Particularmente, eu fiquei muito feliz em ver a interdisciplinaridade e soluções para práticas pedagógicas que já não atraíam tanto quanto antes. No encontro já deu para visualizar métodos de aplicação da teoria no dia a dia da sala de aula, isso foi ótimo!”, contou a professora que está na unidade de ensino desde outubro de 2017.

Para Reinaldo Sales, professor de História, Geografia e Artes, a forma de trabalhar as disciplinas influencia na apropriação dos estudantes. “Nós, professores, estamos sempre buscando formas de manter os estudantes motivados nos estudos. E trazer as temáticas apresentadas nos livros para a realidade deles é algo que parece ser pouco, mas modifica a vivência em sala de aula. Eles se interessam muito mais pelo clima do bairro em que moram do que pelo que acontece na Europa, por exemplo. Eles passam a ter a sensação de pertencimento, e se apropriam melhor do assunto”, explicou Reinaldo sobre uma das orientações do Currículo de Pernambuco. 

Currículo de Pernambuco - Elaborado a partir de mais de oito mil contribuições de educadores e membros da sociedade civil, o documento Currículo de Pernambuco contém orientações pedagógicas acerca do processo ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil. Este documento é público e pode ser acessado no site da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.