Escolas de 12 municípios são contempladas com formação sobre o Livro Didático

Tocantins

17.02.2017

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Visando estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro didático, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está promovendo, até o final de fevereiro, o curso Livro Didático, voltado para profissionais da educação, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

A formação faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e é ofertado por meio da plataforma de ensino Moodle. No Tocantins, os tutores do curso são técnicos da Seduc, que além de acompanharem a execução do programa no Estado, também são formadores dos tutores que atuam nas Diretorias Regionais de Educação e na rede municipal.

Nesta etapa, estão sendo beneficiados com a capacitação cerca de 380 cursistas entre servidores das escolas públicas e representantes da sociedade civil de 12 cidades tocantinenses: Araguatins, Couto Magalhães, Dianópolis, Dueré, Gurupi, Itaguatins, Maurilândia, Miracema, Santa Terezinha do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Wanderlândia e Tupiratins.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Formação pela Escola, Cristina Maria Maia, o módulo sobre o livro didático tem como objetivo favorecer a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros. “Como no início do ano as escolas estão recebendo os livros didáticos, sugerimos que esse fosse o primeiro módulo ofertado. Os cursistas conhecerão a história do livro didático no Brasil, as características de cada programa do livro, bem como suas operacionalizações. A formação também trabalha com temas que abrangem a cidadania e a gestão democrática da informação, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública para o Controle Social”, explica.

Formação pela Escola

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

No decorrer de 2017, serão ofertadas ainda formações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa do Transporte Escolar (PTE), Programa da Alimentação Escolar (Pnae), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Sistema de Informações sobre orçamentos públicos e Educação (Siope), Competências Básicas em Políticas Públicas da Educação, Controle Social para Conselheiros, além do módulo do Censo Escolar, sugestão da Seduc para o próximo curso a ser realizado, no mês de março e abril, em razão no inicio da coleta dos dados do recenseamento escolar.

Segundo Cristina, a participação dos municípios aos cursos é feita por adesão. Os gestores interessados nos próximos módulos podem entrar em contato com a coordenação estadual do programa pelo telefone: 3218-1444 ou pelo e-mail: fpe-to@seduc.to.gov.br .

Sugestão de legenda:

O primeiro módulo realizado em 2017 capacita cerca de 380 cursistas para acompanhar a execução do Programa Nacional do Livro Didático no Tocantins