Mato Grosso do Sul
19.03.2025As escolas da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) deram início às ações de mobilização para a participação no Programa Jovem Senador, uma iniciativa do Senado Federal que proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas a experiência de vivenciar a prática política parlamentar.
A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação, realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação. O processo envolve escolas, professores e alunos, e os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal garantem uma vaga como jovens senadores e senadoras do ano.
Com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes sul-mato-grossenses, coordenadores pedagógicos das turmas do ensino médio participaram de um webinário de apresentação do projeto. Durante o evento, foram discutidas estratégias para incentivar a realização do concurso de redação nas unidades escolares, garantindo a seleção de um representante por escola.
Os alunos e professores têm até o dia 30 de abril para finalizar essa etapa. Após o envio das redações, a Secretaria de Educação do Estado, por meio da Coordenadoria de Ensino Médio, escolherá três textos finalistas para serem analisados pela comissão julgadora do Senado. O estudante com a melhor redação em cada unidade da federação será anunciado como o Jovem Senador ou Senadora do ano.
O Programa Jovem Senador é uma iniciativa que busca estimular a participação cidadã dos jovens brasileiros, permitindo que eles conheçam de perto o funcionamento do Poder Legislativo e tenham a oportunidade de apresentar propostas para a sociedade.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto: Divulgação