Paraíba
09.08.2024As escolas da Rede Pública Estadual da Paraíba estão se destacando com inovação e criação de projetos que desenvolvem o protagonismo e a criatividade dos estudantes. Oito desses projetos desenvolvidos pelos alunos e coordenados por professores foram inscritos e selecionados para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. O evento de competição nacional de empreendedorismo tecnológico, incentiva os jovens a desenvolverem soluções para os problemas das suas escolas e comunidades, utilizando a tecnologia digital ou analógica.
Quatro ECITs e uma ECI foram selecionadas, entre escolas públicas e privadas de todo o país. As oito equipes das cinco escolas estão participando das categorias Cria e Inspira para estudantes do Ensino Médio e Técnico. Na etapa estadual que as equipes foram selecionadas, os estudantes vão fazer apresentações online e ao vivo para uma banca especializada em cada categoria. A equipe melhor avaliada de cada categoria do estado seguirá para apresentar seu projeto na Etapa Regional do Desafio, que compreende Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Os projetos
Under Future - Um desses projetos selecionados foi o da ECIT Plínio Lemos, da cidade de Puxinanã. A equipe Improváveis criou o projeto Under Future, por meio da disciplina da eletiva “Level Up – Criando seu jogo do começo ao fim”. Os estudantes Jefferson Albuquerque, Keven Tavares, Guilherme Bertulino, Ytalo Silva e Gean Gomes, sob orientação do professor Gustavo Silvestre, observaram três problemas: a falta de interesse pela leitura, dificuldades com as quatro operações matemáticas e a sustentabilidade e o seu impacto no cotidiano.
O Under Future é um jogo idealizado em um mundo em que os recursos naturais estão escassos por conta do consumo desenfreado da população e o mal uso de recursos materiais pelas empresas e indústrias, prejudicando o meio ambiente. Os personagens do jogo sofrem com todo o processo e para corrigir isso é necessário fazer a leitura das caixas de diálogos que informam as ações de sustentabilidade para passar em cada fase. São incluídos ainda desafios voltados à matemática e a resolução correta desses problemas potencializará o poder do personagem principal, chamado de ECO.
CuidAut - Já os estudantes da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Candido, do município de Cuité, coordenado pelo professor João Paulo da Silva, tiveram dois projetos selecionados. Um deles é o CuidAut, um aplicativo para smartwatch que auxilia pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com a ferramenta será possível monitorar diversas condições ambientais, como temperatura, luminosidade e níveis de ruído, que podem influenciar o humor e o comportamento das crianças. Além de monitorar os batimentos cardíacos da criança para identificar possíveis estresses.
“O CuidAut vai além do monitoramento básico. Os dados coletados são usados para gerar insights e recomendações personalizadas, ajudando pais e educadores a criar ambientes mais favoráveis e adaptados às necessidades destas crianças”, afirmou o professor, João Paulo Silva.
GaiaComp - O outro projeto da ECIT foi o GaiaComp, desenvolvimento de uma composteira tecnológica, pela qual os estudantes vão integrar sensores avançados de temperatura e umidade para monitorar continuamente as condições do material orgânico em decomposição. E tem como principal objetivo promover uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos e incentivando práticas ambientalmente responsáveis.
Para o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, iniciativas como essas contribuem para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes nas áreas que envolvem tecnologia.
“Nossos estudantes estão sendo preparados não só com as disciplinas necessárias da Base Comum Curricular, para o Enem e para estágios, mas para o mundo. Esses projetos desenvolvidos pelos estudantes e coordenados por professores da nossa Rede de Ensino, que compreendem e percebem o talento de cada aluno, mostram o quanto estão sendo preparados para a vida. Os estudantes se tornam protagonistas e atuam na área que mais se identifica e dessa forma podem surgir grandes profissionais na área de tecnologia e inovação”, ressaltou o secretário.
E-cycla - Também com o foco ambiental, os estudantes da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande, desenvolveram o projeto E-cycla. O objetivo é o de trabalhar a conscientização ambiental e ajudar na parte econômica dos catadores de materiais recicláveis das imediações do bairro Dinamérica, onde fica localizada a escola. Entre as atividades do projeto foram distribuídas caixas em várias escolas da região para fazer o recolhimento de resíduos sólidos, além de palestras educativas, criação de um jogo em 2D e de uma startup.
Fazem parte da equipe E-cycla, os estudantes Maíza, Luana, Emilly Michelle, Vinícius e Alberto da 2ª série do Ensino Médio dos cursos técnicos de Programação de Jogos e Design de Calçados com a coordenação das professoras Lívia Cavalcante e Luciana Lunguinho.
TEApoio - Outra equipe da ECIT Professor Bráulio, coordenada pela professora de Laura Ximenes, desenvolveu o “TEApoio” um aplicativo para crianças com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA) que visa proporcionar suporte no desenvolvimento psíquico e social das crianças, além de oferecer recursos e uma comunidade de apoio para os pais e cuidadores.
Entre as funcionalidades, inclui jogos interativos, vídeos educacionais e uma aba de escrita poética para troca de experiências entre os responsáveis.
“O desenvolvimento psíquico e social de crianças autistas pode ser desafiador para os pais e cuidadores, que muitas vezes enfrentam dificuldades em encontrar recursos e ferramentas adequadas para auxiliar nesse processo. Além disso, o isolamento social e a falta de apoio emocional para os pais de crianças autistas são problemas comuns. O TEApoio busca não apenas ser uma ferramenta de suporte, mas também uma ponte para construir uma comunidade unida e fortalecida no apoio ao desenvolvimento de crianças autistas”, detalha Ximenes.
Innova Med - A startup desenvolvida pela equipe TAPP da ECIT Anésio Leão, também de Campina Grande, foi criada em 2022 quando a equipe participou da maratona do programa Ouse Criar da Secretaria da Educação da Paraíba. O projeto visa em gerenciar as filas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais públicos. A startup está com prototipagem pronta e o software já foi desenvolvido, agora a equipe busca por investidores.
Repapelize - A ECI Nenzinha Cunha Lima emplacou dois projetos selecionados para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae. Um deles é orientado pela professora Emily Silva, o Repapelize. Visa a reciclagem de papéis utilizados na própria escola para serem reutilizados em novas atividades.
“Como nossa escola tem muitos professores e muitos estudantes, ocorre um grande uso de papel para as diversas atividades que desenvolvemos como provas, apostilas, entre outros. E vimos que além disso que os estudantes arrancam folhas dos cadernos e tudo isso vai para o lixo, então o nosso projeto é não só para diminuir o descarte, mas reutilizar por meio da reciclagem criando o nosso próprio papel. E queremos expandir esse projeto para todas as escolas da Rede Estadual”, comentou a professora orientadora, Emily Silva.
Divulgaqui: Conectando a comunidade ao empreendedorismo local - é um projeto orientado pelo professor Joeferson da Silva, também da ECI Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande. O projeto foi criado a partir da observação da grande quantidade de empresas, surgindo assim concorrência. O aplicativo tem como objetivo divulgar o comércio local por meio das redes sociais aumentando assim os resultados nas vendas.
De acordo com o professor, também será realizado um mapeamento local para analisar os pequenos negócios da comunidade, um cadastramento desses empreendimentos nas redes sociais e no projeto. O marketing acontecerá também em carros de propaganda.