Escolas da rede estadual têm até o dia 16 para seleção dos livros didáticos em Rondônia

Educação Rondônia

10.09.2019


A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia alerta e orienta os coordenadores Regionais de Educação de Rondônia (CRE´s) para que trabalhem junto aos gestores escolares, professores e demais profissionais da educação no sentido de que até o próximo dia 16 as escolas da rede estadual de Rondônia tenham selecionado o livro didático.

O registro da escolha dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020 está disponível para atendimento dos anos finais do Ensino Fundamental e os diretores das escolas da rede estadual de Rondônia, participantes,  poderão registrar as coleções que serão utilizadas nas escolas nos próximos quatro anos.

“A Secretaria de Educação  de Rondônia não participa do registro da escolha no sistema. É competência de cada unidade escolar registrar o material didático de acordo com a Ata de Escolha assinada pelos professores”,afirmou o secretário de Educação Suamy Vivecananda.

Análise do Guia de Livros Didáticos, disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), após a reunião com a equipe pedagógica e os professores, sejam escolhidas as melhores opções para a escola.

As decisões da reunião devem constar na Ata de Escolha, registrada no sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo por meio do endereço eletrônico: pddeinterativo.mec.gov.br.

Sabe-se que a responsabilidade das escolas nesse processo é atribuição dos diretores de cada unidade escolar, urbana ou rural, registrar a escolha no PDDE Interativo.

Mesmo que tenha optado pela unificação por rede ou por grupo de escolas, a escolha dos materiais continua sendo de responsabilidade de cada unidade escolar a partir da decisão democrática dos professores, visto que são eles que conhecem de perto a realidade dos estudantes e a proposta pedagógica da sua escola.

Assim, mesmo para o caso de unificação, é fundamental que o registro de escolha seja feito de forma autônoma no sistema disponibilizado pelo FNDE para que fique documentada a decisão de cada unidade escolar.

Finalizado o prazo para registro das coleções, o sistema identificará as redes com escolha unificada e fará o levantamento do material mais escolhido por elas para que seja adotado pelas escolas da rede.

http://www.rondonia.ro.gov.br/escolas-da-rede-estadual-tem-ate-o-dia-16-para-selecao-dos-livros-didaticos-em-rondonia/