Escolas da Rede Estadual são selecionadas no estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio

Pernambuco

11.10.2019

O estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas, realizado pela Fundação Lemann, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Instituto Unibanco e Itaú BBA, contemplou 14 escolas da Rede Estadual de Pernambuco.

O objetivo do estudo foi identificar estratégias e práticas comuns às escolas de ensino médio que atendem alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos e conseguem bons resultados educacionais. No total, pelo nível socioeconômico dos alunos, 5.042 escolas públicas de ensino médio eram elegíveis. Dessas, 100 (2%) atingiram os indicadores propostos. Isto é, conquistaram bons resultados na Prova Brasil e no Enem 2017, além de taxa de aprovação mínima de 95%. É importante ressaltar que, das 100 escolas, 82 são de tempo integral.

O trabalho teve início, em 2012, com o mapeamento das escolas públicas brasileiras que atendiam alunos de baixo nível socioeconômico e conseguiam boa aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de 2015, passou-se a pesquisar também os bons resultados nos anos finais do ensino fundamental. Desta vez, o foco é a última etapa da Educação Básica: o ensino médio.

Em razão dos resultados, Pernambuco, Goiás e Espírito Santo foram escolhidos para a realização da pesquisa de campo (qualitativa). Os pesquisadores visitaram duas escolas em cada um desses estados, além de uma escola com indicadores na média, para comparação.

A partir da análise, foi possível identificar ações que contribuem para os bons resultados e que podem servir de inspiração a outras unidades e redes, como tomadas de decisão baseadas em evidências; foco no uso de dados e no monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos, com utilização de sistemas integrados de gestão educacional; parceria entre professores e alunos, com escuta ativa e quebra do tabu da hierarquia; boa interlocução dentro e fora da escola (pais, comunidade e Secretaria de Educação); estratégias pedagógicas que conversam com a realidade dos alunos e atendem às diferentes necessidades de aprendizagem, com mescla de métodos de fixação (exercícios e simulados) e métodos que estimulam a criatividade e o protagonismo (feira de ciências, atividades esportivas, tutoria entre alunos e aulas eletivas criadas por eles).

“Esse resultado demonstra o compromisso do Governo do Estado com excelência e com equidade, ou seja, temos trabalhado na Rede Estadual para uma oferta de educação pública de qualidade social, que é aquela que garante acesso permanente, mas principalmente, conclusão com êxito”, destacou a secretária de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros. “Ao longo dos últimos anos muitos foram os investimentos na área de educação e isso se materializa em resultados com os que foram apresentados no estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio”, acrescentou. 

Confira os nomes das escolas:

Agreste

Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça (Gravatá)
Região Metropolitana do Recife (RMR)
Escola Técnica Estadual Cícero Dias (Recife)
Escola de Referência em Ensino Médio Olinto Victor (Recife)
Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Recife)
Escola Técnica Estadual Professor Lucio Ávila Pessoa (Recife)
Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva (Paulista) 

Sertão

Escola de Referência em Ensino Médio (Salgueiro)
Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima (São José do Egito)
Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz (Salgueiro)
Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira (Petrolina)

Zona da Mata Norte

Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar (Timbaúba)
Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando (Itambé)
Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra (Macaparana)
Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio José Barbosa dos Santos (Timbaúba)