Amazonas
14.03.2025Nesta edição, a iniciativa abordou o tema ‘Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta semana, as cerimônias de premiação do 13º Concurso de Desenho e Redação (CDR) para as escolas vencedoras da rede estadual de ensino. A Escola Estadual (EE) Professor Octávio Mourão, localizada na zona norte de Manaus, e a estudante Débora Iorany, do 8º ano, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, receberam certificados e prêmios por seus desempenhos.
O Concurso de Desenho e Redação do CGU integra o Programa de Educação da instituição que consiste em um conjunto de projetos que visam apoiar a comunidade escolar na reflexão de temas complexos e questões relacionadas à construção da cidadania. A 13ª edição da iniciativa abordou o tema 'Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia'. A aluna Débora foi premiada na categoria de 6º ao 9º ano e a EE Octávio Mourão conquistou o prêmio na categoria Escola Cidadã.
O superintendente da CGU no Amazonas, Moisés Simões, afirmou que essas cerimônias de premiação são uma forma da instituição reconhecer esses talentos que se destacaram na competição.
“Nós tivemos duas escolas aqui no Amazonas que ganharam o concurso nacional de desenho e redação e nós estamos aqui para celebrar esses talentos e também para incentivar essa nossa cultura de ética e de cidadania”, enfatizou o superintendente.
A EE Professor Octávio Mourão ficou em 1º lugar na categoria “Escola Cidadã”, devido à mobilização de um concurso de redação sobre o tema e a realização de rodas de conversas, debates e oficinas de escrita na escola, orientadas pelo professor de língua portuguesa Hiran Arcos.
As cerimônias de premiação, realizadas nos dias 11 e 13 de março, contaram com a presença dos estudantes das escolas, da subcontroladora-geral de Controle Interno do estado, Lúcia Magalhães, entre outros membros da unidade de ensino. Na EE Octávio Mourão, o evento contou com a fala do professor orientador, da diretora escolar e uma apresentação de dança dos alunos.
A diretora escolar Madalena Ramos explicou que, para aleḿ do prêmio, o concurso foi de grande importância para o aprendizado dos alunos sobre ética e cidadania no mundo digital.
“É preciso acessar as redes sociais, participar e interagir, mas acima de tudo ter ética. Precisamos ter os princípios e os valores sem nunca esquecer do outro e do direito do outro”, afirmou a diretora.
Já na tarde do dia 13 de março, a estudante Débora Iorany foi premiada no Ceti Elisa Bessa Freire. A estudante foi a campeã na categoria “Redação”, escrevendo sobre o conceito de cidadania digital orientada pela professora Maria Elisete, de Língua Portuguesa.
A cerimônia contou com membros da comunidade escolar do Ceti Elisa Bessa, fala da professora orientadora, além da entrega de dois notebooks, uma para a aluna campeã e um para a orientadora.
TEXTO: Andrya Pietra
FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar