Escolas da rede estadual realizam segundo pleito para escolha de gestores

Alagoas

13.10.2021

O segundo pleito promovido para eleger os gestores gerais e adjuntos (biênio 2021-2023) das escolas da rede estadual - de regime parcial - começou nesta sexta-feira (1) e vai até segunda-feira (4). As eleições são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e esse segundo momento é para atender as escolas que não tiveram chapas homologadas ou candidatos registrados no primeiro pleito realizado em agosto.

O processo democrático envolve toda a comunidade escolar, com seções de votação presencial dentro das próprias unidades de ensino. Para garantir a segurança do processo, as unidades de ensino devem seguir os protocolos sanitários instituídos pela Seduc, como disponibilização de álcool 70º e distanciamento social. Dentre outras medidas, as escolas têm a opção de fazer a eleição em dias alternados, para contemplar os alunos do revezamento, além de usar a urna volante nas salas de aula para evitar aglomerações.

O resultado das eleições deve ser divulgado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE), até o dia 11 de outubro, com data para posse ainda a ser divulgada.

Votação

Cada unidade se ajusta às medidas sanitárias de acordo com a sua estrutura. Para a realização da eleição, a Escola José Maria de Melo, por exemplo, realizou a votação dentro do auditório, com o objetivo de recepcionar o público votante sem aglomerações e filas.

Como um Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic), a escola atende estudantes de até 12 anos, que não se enquadram como eleitores, dessa forma, a unidade buscou mobilizar os pais e/ou responsáveis para obter uma participação expressiva no processo eleitoral.

 

Como avó de um aluno da unidade, a Maria de Fátima Pereira fala da importância da participação dos pais e/ou responsáveis no processo eleitoral. “Eu acompanho, fico sempre de olho, acho importante que os pais venham participar da escola, não apenas mandar o aluno para escola e pronto, tem que participar também” enfatizou.

Já na escola Tavares Bastos, a comissão eleitoral organizou a votação em duas salas diferentes, separando a seção de votação dos alunos, que têm a participação eleitoral mais volumosa da unidade, para cumprir as medidas sanitárias contra a Covid-19. 

"Dividimos as seções para ficar mais fácil e evitar aglomerações. Na porta de cada seção tem uma pessoa com álcool 70º para que os eleitores possam higienizar as mãos antes de ter acesso às urnas, além disso, também estamos deslocando os estudantes por turma até a seção, para que eles não tumultuem” afirma a presidente da comissão, Iannara Sheily Cavalcante.