Escolas da Rede Estadual realizam Feira das Unidades Curriculares Eletivas

Rio Grande do Sul

01.03.2024

Dando continuidade às ações que integram o processo de escolha dos Itinerários Formativos do Ensino Médio Gaúcho, bem como a expansão e o aprofundamento do Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) orienta que as escolas estaduais realizem, até a próxima sexta-feira, 1º de março, a Feira das Unidades Curriculares Eletivas. 

Com base na disposição da Matriz Curricular, existem três estruturas distintas. As Eletivas Obrigatórias, que correspondem aos Componentes Curriculares Cultura e Tecnologias Digitais, Iniciação Científica e Mundo do Trabalho; as Eletivas de Base, que tem foco no aperfeiçoamento dos Componentes da Formação Geral Básica; e as Eletivas Pré-Itinerários, que permitem aos estudantes percorrer os temas das Trilhas de Aprofundamento na 1ª série do Ensino Médio. Desta forma, os estudantes poderão escolher com mais segurança quais Trilhas serão cursadas ao longo da 2ª e 3ª séries. 

Após a realização da Feira de Eletivas, onde os jovens conhecerão as possibilidades para a escolha, estudantes e professores deverão construir um Mapa dos Sonhos, onde o Projeto de Vida do estudante será o recurso mais importante. 

Essa atividade acontecerá entre os dias quatro e oito de março, com a coordenação do professor responsável pelo Projeto de Vida e apoio do Orientador Educacional e/ou Supervisor Escolar. 

Após a seleção das Unidades Curriculares Eletivas, a gestão escolar e os professores trabalharão juntos para desenvolver a oferta dos componentes escolhidos, respeitando o interesse e as necessidades dos estudantes.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DOCUMENTO ORIENTADOR COM SUGESTÕES E DICAS PARA A REALIZAÇÃO DAS FEIRAS

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CADERNO DAS ELETIVAS NO SITE DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO 

Culminância da Unidade Curricular Eletiva

A Culminância, ao final de cada trimestre, tem o objetivo de mostrar os resultados alcançados e os trabalhos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da proposta das Unidades Curriculares Eletivas. O evento de culminância de uma Eletiva é aberto a toda comunidade escolar e deve contemplar o objetivo final do componente, descrito na ementa.  A proposta de culminância deve ser planejada pelos professores e estudantes, valorizando o protagonismo estudantil e demonstrar o progresso pessoal e intelectual.

É fundamental que as datas das Culminâncias estejam previstas no planejamento e no cronograma escolar realizado pelas equipes escolares no início do desenvolvimento da proposta do componente curricular.  Neste dia, todos os estudantes têm a oportunidade de mostrar sobre o que aprenderam, de forma a consolidar o que construíram e avaliar as escolhas que fizeram. Os produtos podem ser relatórios de projetos de pesquisa, jogos, podcasts, robôs, experiências científicas, jornais, dramatizações, músicas, reportagens, história em quadrinhos, curta-metragem, entre outros.

O Caderno das Eletivas, disponível no site ensinomediogaucho.educacao.rs.gov.br, além de trazer informações sobre Ementa, Habilidades, Competências, Objetivos, Justificativa e Objetos de Conhecimento trabalhados na Eletiva, também traz sugestões de propostas de Culminância.