Piaui
15.06.2023Com o intuito de alavancar o número de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), fazendo com que o público que não concluiu ou que precisa recomeçar os estudos retornem para as escolas, as Gerências Regionais de Educação (GREs) e as escolas da Rede Estadual têm se mobilizado para uma busca ativa nos municípios, por meio da campanha do Dia D da EJA.
Uma das GREs que participa da campanha é a 10ª GRE, que reuniu sua equipe na praça Sebastião Martins, no município de Floriano, para efetivar matrículas. De acordo com a gerente da GRE, Glauce Barros, a ação buscou incentivar a população a seguir com os estudos. “Iremos continuar as ações de matrículas nos bairros próximos às escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Nos demais municípios da 10ª GRE, também estaremos no mesmo movimento de ações”, declara a gerente.
Como estratégia de mobilização, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) elaborou um plano com uma série de atividades pedagógicas com o objetivo de alcançar 25 mil estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino, conforme reforça o secretário da Educação, Washington Bandeira. “Demos início ao Dia D da EJA, intensificando a busca ativa para que possamos alcançar 25 mil novos alunos matriculados. A EJA resgata a dignidade das pessoas que, por algum motivo, tiveram que deixar a escola e, por isso, tiveram a alfabetização ou aprendizagem na idade certa comprometida. Ao buscar estes jovens, adultos e idosos incentivamos que eles transformem suas vidas por meio da educação”, reforça o secretário.
De acordo com a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 17ª GRE, Cida Gericó, o planejamento das ações do Dia D da EJA começaram por meio de uma reunião com os diretores de escolas jurisdicionadas à gerência para um alinhamento. “O nosso Dia D será nesta sexta-feira (16). O CEJA Helena Gomes Resendo de Oliveira e a Unidade Escolar Maria do Socorro de Carvalho, em Paulistana, farão, na Praça de Eventos, uma busca ativa com panfletagens, cartazes, plaquinhas e moto-som divulgando as escolas e falando sobre a importância de dar continuidade aos estudos ou de recomeçar, que é o caso de quem está parado há muito tempo”, detalha a coordenadora.
Para a gestora do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, Lucicleia Lima, a expectativa é alcançar ainda mais estudantes com a busca ativa. “No dia 23 de junho nossa escola fará a ação na cidade e na Zona Rural, visitando todos os bairros, com os professores e alunos da escola, para distribuir panfletos e conversar com os moradores. Acreditamos que conseguiremos alcançar muitas matrículas com essa campanha”, destaca a diretora.
A diretora da Unidade Escolar Gonçalo Nunes, Edinólia Pereira, comemora a conquista de 22 alunos novos e egressos de programas de alfabetização já alcançados com a busca ativa. "Lançamos a campanha Traga Quem Você Ama para a Escola, que consiste em cada aluno matriculado, professores e funcionários convidarem alguém especial para retornar aos estudos. Essa campanha está surtindo efeito. Ontem saímos em busca de novos alunos e conseguimos a proeza de conquistar 22 alunos novos e egressos do programa de alfabetização, formando assim uma nova turma", celebra a gestora.
Com o apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs) e das escolas, a mobilização segue até o dia 23 de junho em todo o estado, já a realização das matrículas permanece nos próximos dias nas escolas, tendo como meta alcançar os estudantes que iniciaram o seu ciclo de alfabetização em anos anteriores.