Secretaria de Estado da Educação do ES
27.09.2019Escolas da Rede Pública Estadual realizam a “Semana de Inclusão” com atividades que fomentam a interação entre alunos e discutem assuntos da “Semana Nacional da Luta pela Pessoa com Deficiência”, que segue até esta sexta-feira (27).
A data foi criada com o objetivo de reforçar sobre a necessidade de se desenvolver políticas públicas de inclusão. Para debater a respeito do preconceito, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rosa Maria Reis, em Cariacica, desenvolveu com os alunos uma mostra de teatro sobre o tema, que contou com a presença da subgerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Sumika de Freitas, que falou aos presentes sobre inclusão social.
Ainda na cidade de Cariacica, a EEEFM José Rodrigues Coutinho, buscou o diálogo e ainda reforçou o conteúdo de Matemática com uma tarde lúdica com jogos que exigiam dos alunos concentração e conhecimento sobre fração numérica.
Outra data importante, lembrada pelo Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, em Alegre, foi o “Dia Nacional do Surdo”. Com o objetivo de enfatizar a importância de reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que haja uma inclusão escolar significativa.
A professora Adília Alves Pereira lembrou que promover a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares é possível. “O primeiro passo para atingir essa meta é desenvolver a empatia em toda equipe escolar”, disse.