Escolas da rede estadual receberão suporte técnico para cultivo de hortas escolares sustentáveis

Minas Gerais

30.03.2023

Quatro escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais foram selecionadas no Projeto Rural Sustentável - Cerrado, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). As unidades escolhidas já realizavam atividades pedagógicas com hortas escolares e inscreveram seus projetos que terão, agora, suporte técnico voltadas à produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono. Um dos objetivos reforça que as ações sejam, também, disseminadas às comunidades locais. As contempladas foram: a EE Coronel Tonico Franco, de Ituiutaba; a EE Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí; a EE Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu; e a EE Deputado Renato Azeredo, de Sete Lagoas. 

A EE Coronel Tonico Franco, situada no Centro de Ituiutaba, de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) oferece o curso profissionalizante de Agronegócio e, mesmo com pouco espaço disponível, conta com uma pequena plantação. Segundo o professor Heitor Franco de Souza, os estudantes realizam o plantio de tomate, alface, pimenta, limão, milho e banana em um espaço de 30m². “Aqui a gente ensina a técnica da compostagem orgânica para o adubo da terra. Os alunos colocam a mão na massa e fazem tudo. A turma gosta de ir para a prática e isso é enriquecedor para eles que vão, em breve, atuar no mercado de trabalho e terão essa consciência ambiental”, pontua o professor. 

Em Sete Lagoas, a EE Deputado Eduardo Azeredo também conta com uma horta dentro da unidade. Segundo a diretora, Ane Cristian Pontelo, a ideia é disseminar a informação técnica que irão receber também na região onde estão inseridos. “Já existe uma horta comunitária aqui no bairro onde fica a escola. A nossa proposta é ampliar os conhecimentos sobre as alternativas sustentáveis e repassar aos cuidadores desta horta comunitária. O conhecimento vai sair dos muros da escola e será compartilhado à comunidade”, pontua Ane. 

A diretora da EE Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu, Ana Beatriz, contou que esse projeto de horta é novo na turma de agropecuária do Ensino Profissionalizante na escola.  “Esse projeto é válido para o desenvolvimento intelectual dos nossos estudantes, pois eles estarão aliando teoria à prática agronômica, além de aprender sobre sustentabilidade, o uso racional da água e a utilização de adubos orgânicos, entre outras técnicas”. 

Já a EE Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí, é uma escola rural e também oferece cursos profissionalizantes na área agrária. Segundo a professora de química, Clenia Mara de Morais, é de grande importância a inserção da escola em projetos que visam o reforço das técnicas sustentáveis no campo. 

A lista das escolas selecionadas por estado pode ser conferida neste link. Ao todo, 41 escolas se inscreveram e Minas Gerais correspondeu a quase 20% das inscrições. 

Projeto Rural Sustentável - Cerrado
 
Os projetos inscritos têm a finalidade de sensibilizar os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas sobre a temática da sustentabilidade nas práticas agrícolas. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração técnica e financeira.  Além disso, a Embrapa é a responsável pela coordenação científica. 

As atividades serão realizadas junto às escolas em formato híbrido (presencial e virtual) e consistem em oficinas, imersão com características específicas para cada faixa etária. A proposta é que tais ações sejam integradas ao currículo escolar e desenvolvidas durante o ano letivo de 2023.