Escolas da rede estadual de Santa Catarina iniciam comemorações da Semana da Pátria

Semana da Pátria

05.09.2017

As escolas da rede estadual de ensino já iniciaram as comemorações da Semana da Pátria, que se estende até o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. No Instituto Estadual de Educação (IEE), por exemplo, a abertura foi nesta segunda-feira, 4, com a presença de alunos e funcionários da unidade escolar, da secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Elza Moretto, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica.

A secretária adjunta de Educação, junto com a Liga de Defesa Nacional, acendeu a chama simbólica da Pátria. “Essa celebração sempre revive o princípio de cidadania, civismo, solidariedade e respeito à pátria. É importante juntar educadores, autoridades, alunos e comunidade nesse evento porque a conquista de uma nação forte, soberana e independente passa muito por quem faz educação”, destaca.

A Escola de Educação Básica Anísio Vicente de Freitas, de Santo Amaro da Imperatriz, realizou na última sexta-feira, 1, a cerimônia de abertura das comemorações oficiais. O evento contou com o acendimento da chama simbólica da Pátria e apresentação da Fanfarra Anísio, formada por alunos da unidade escolar. A solenidade contou com presença de estudantes, professores, autoridades e comunidade escolar.

Desfile Cívico

Em Florianópolis, na próxima quinta-feira, 7, em comemoração aos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil, será realizado a partir das 8h45 na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, o Desfile Cívico Militar. Entre os alunos que participarão dos desfile estão: da EEB Maria do Carmo de Souza e EEB Ivo Silveira, do município de Palhoça, EEB Laércio Caldeira de Andrade e EEB Wanderley Junior, de São José, EEB Ildefonso Linhares, de Florianópolis, Instituto Estadual de Educação e Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, somando cerca de 1.500 estudantes. Desfilarão também representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.