Pernambuco
11.02.2026
As escolas da Rede Estadual de Pernambuco promovem, ao longo desta semana, ações alusivas ao Dia da Internet Segura. A iniciativa está alinhada à política da Secretaria Estadual de Educação (SEE) para o ano letivo de 2026, que tem como tema a cidadania digital e midiática.
Com isso, Pernambuco recebe destaque no mapeamento realizado pela SaferNet Brasil – organização referência na promoção do uso ético, crítico e responsável da internet e parceira da SEE – sobre ações desenvolvidas em comemoração à data.
Para garantir a abordagem adequada para o público de cada escola, as atividades foram propostas pelas próprias unidades de ensino e são adaptadas de acordo com as turmas e as faixas etárias.
“As ações foram pensadas para instruir os estudantes a fazerem o uso da internet de maneira respeitosa, responsável e crítica. O mundo é atravessado por essas tecnologias e não podemos ignorar isso. Precisamos orientar e pensar em maneiras saudáveis de lidar com essa ferramenta”, explicou o professor Rodrigo Dias, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Fernando Mota, no Recife.
As atividades desenvolvem temas como desinformação, segurança de dados, combate ao cyberbullying, prevenção a golpes virtuais e uso responsável das redes sociais.
“A experiência hoje foi reflexiva. Penso sobre esse tema desde que comecei o ensino médio. Temos contato e informações do mundo em um clique. A internet também pode trazer malefícios, como fake news e cyberbullying. A internet ajuda, mas atrapalha bastante as pessoas, principalmente quando elas são controladas pela internet”, disse Thiffany Lima, estudante do 3° ano do ensino médio, também na Erem Fernando Mota.
Os alunos são estimulados a refletir sobre o comportamento online e a importância do respeito no ambiente virtual. O objetivo da iniciativa é alertar os estudantes sobre os riscos e as boas práticas no ambiente digital.
“A SEE tem o compromisso de promover uma educação que dialogue com temas atuais. Não à toa, o tema do ano letivo na rede estadual tem a sensibilidade de dialogar com os meios digitais. Essas ações sobre segurança na internet preparam nossos estudantes para lidar com os desafios do mundo conectado, com mais consciência, respeito e responsabilidade”, afirmou Gilson Monteiro, secretário de Educação.