Escolas da rede estadual de ensino realizam ações de conscientização sobre o Maio Laranja

Minas Gerais

24.05.2023

O dia 18 de maio é a data escolhida para representar o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Conhecido como maio laranja, durante todo o mês o assunto é pauta para dar visibilidade e disseminar informações sobre o tema. Nas escolas da rede estadual de ensino mineira diversas ações foram feitas e compartilhadas não só no ambiente escolar, mas também foram levadas a toda a comunidade. 

A Escola Estadual Teófilo Pires, do município de Luislândia, pertencente à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros, realizou diversas ações como rodas de conversas com psicólogas, palestras com advogadas, Conselho Tutelar e Polícia Militar, além de um concurso de conto que tinha como tema "Infância Protegida - Tenho heróis com quem contar!”. Uma caminhada também tomou conta das ruas do bairro.

A diretora Maria Stella Lopes Araújo conta que todas as etapas de ensino participaram das ações do maio laranja, além dos pais que foram convidados a participar. “Os estudantes são os multiplicadores que vão levar o conhecimento para dentro de suas casas. Dessa vez, também, trouxemos os pais para assistir às palestras. Antes da passeata, realizamos um trabalho de conscientização através de mesas redondas, mostra de vídeos e de forma pedagógica adequada a cada etapa de ensino. Foram vários momentos muito significativos dentro e fora da escola”, ressaltou Maria Stella. 

A Escola Estadual Lourenço Andrade, ligada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos e situada em área rural como segundo endereço na Fazenda Mumbuca, em Umuarama, também teve atividades intensas. A Polícia Militar foi à escola e realizou palestra sobre o tema para todos os cerca de 60 estudantes do ensino médio. “Eles gostam desse tipo de ação, todos os alunos se envolvem muito mais e adoram quando saem da rotina. Pedagogicamente o alcance com o assunto é muito maior quando há atividades diferenciadas”, conta a diretora Débora Dias de Oliveira Silveira, que realizou rodas de conversas, atividades lúdicas, palestras, mostra de vídeos e caminhada. 

A Superintendência Regional de Ensino de Passos, em parceria com o município e a Polícia Militar, realizou no dia 18, a “1ª Parada de Prevenção a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. A passeata passou por várias ruas do Centro de Passos e contou com a participação de seis escolas estaduais que levaram cartazes. A Fanfarra da Penha animou a ação. Também palestras com psicólogas e assistente social foram realizadas em diversas escolas da regional.  

18 de maio

A data escolhida para o combate à exploração e abuso sexual infantil foi em memória da menina Araceli Crespo, estuprada e morta em 18 de maio de 1973 em um crime que permaneceu impune e até hoje sem o devido esclarecimento. Em maio de 2000 foi instituída, através da Lei 9.970, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que se tornou sinônimo de mobilização em nome de programas de conscientização e prevenção da violência sexual.