Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul discutem a BNCC

Base Nacional Comum Curricular

09.03.2018

Para marcar o início de uma mobilização nacional em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estabeleceram o dia 6 de março como o Dia D de Discussão da BNCC, data na qual as escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul participaram ativamente.

A Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, Escola da Autoria de Ensino Fundamental, de Campo Grande, iniciou o estudo com toda a equipe, para depois em seguir em grupos conforme a área de atuação. “Os professores participaram com vontade, ficaram motivados, discutiram, deram ideias e entenderam que o documento é o início, mas que temos abertura para trabalhar conforme a nossa realidade”, afirmou a diretora Ana Maria Gasparini.

Na opinião do professor de Língua Inglesa Antonio Geraldo Teixeira Junior, a BNCC se mostrou um documento flexível, que possibilita a adequação conforme a realidade de cada escola. “A Base nos mostra qual vai ser o direcionamento no país todo, para que possamos ter equidade em qualquer escola e possamos receber qualquer aluno, de qualquer lugar”, explicou.

Juliana Jesus de Moura, professora de Ciências e Biologia, acredita que a Base fortaleça o trabalho multidisciplinar e, como consequência, a aprendizagem. “Queremos que o estudante sai da zona de conforto e seja alguém que contribui, produz, cria e tem ações que possibilitam o crescimento dele o ambiente na qual está inserido. Neste contexto nós, professores, podemos trabalhar juntos, um complementando o trabalho do outro”, explicou a professora de Ciências e Biologia, Juliana Jesus de Moura.

Em todo o Brasil o Dia D de Discussão da BNCC envolveu secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e demais integrantes da comunidade escolar, sobretudo os professores.

BNCC - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017. Trata-se de um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.