Escolas da Rede Estadual de Ensino celebram Semana do Meio Ambiente

Agenda

02.06.2021

Com atividades que têm o propósito de conscientizar e levantar debates acerca da preservação de patrimônios naturais, escolas da Rede Estadual de Ensino estão comemorando a Semana do Meio Ambiente. Na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, a programação é intensa e conta até com produção de podcast.

As atividades são coordenadas por Misael Rodrigues, professor de Biologia, e Érika de Cássia, professora de biologia, e iniciaram na segunda (31), quando estudantes tiveram um momento de debate sobre o tema “Fora desperdício”, abrangendo o desperdício de alimentos. A partir deste tema, estudantes irão criar podcasts ensinando receitas com restos de alimentos que possivelmente iriam para o lixo. De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos*, foram desperdiçadas 931 toneladas de alimentos no mundo somente no ano de 2019. Esse número equivale a 17% da produção total de alimentos do mundo que foram para o lixo.

“Falar em educação ambiental é falar em escola para sustentabilidade. O ambiente escolar deve viver pela sustentabilidade e, neste ano em que a gente começa a década da restauração, trazer essas discussões para sala de aula fortalece a escola como um todo. E fortalece principalmente os sujeitos mais ativos da escola, que são os alunos. Fortalecemos o conhecimento dele quanto às questões ambientais, a esperança nele de podermos ter um mundo melhor por estarmos fazendo a nossa parte. Fazendo o certo vamos instruir outros a fazerem também”, pontuou Érika de Cássia.

A década da restauração ecológica foi proclamada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e implica no período entre 2021 e 2030, cujo objetivo é o processo de restabelecimento de ecossistemas degradados.

Além disso, os jovens também debateram sobre agronegócio,  alimentação, consumo de bens, e fizeram ainda uma visita virtual aos parques botânicos do Recife e Rio de Janeiro. O cronograma segue até a sexta-feira (4), quando será realizada uma palestra com a participação da RCC, companhia que realiza reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. 

Para Misael, um dos coordenadores da ação, o impacto das atividades entre os estudantes pode ser percebido através de pequenos gestos. “A nossa intenção é sensibilizar para conscientizar. Atitudes como diminuir o tempo no banho, reduzir o uso de plástico e  categorizar o lixo descartado já ajudam a restabelecer a conexão entre homem e meio ambiente para as futuras gerações“, comentou o professor.

Parcerias -  Sob os cuidados de Cynthia Waleria, professora de biologia, e do professor de geografia, Rodrigo Correia, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Cândido Duarte, localizada no bairro de Dois Irmãos, no Recife, também está com atividades voltadas para a Semana do Meio Ambiente.  Para fomentar as reflexões sobre as realidades socioambientais, a unidade de ensino firmou parceria com a Rede Pela Transição Agroecológica, SAFE/UFPE e PET de Ecologia/UFRPE.

As atividades são desenvolvidas com os estudantes de forma remota, pelo Google Meet, e abrange temas como biomas, ecossistemas, agroecologia e educação ambiental. Na sexta-feira (4) será implantada no terreno da escola uma caixa para criação de abelhas nativas. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Urbana do Recife, que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância das abelhas nativas para o equilíbrio ambiental.

Redes Sociais - A EREM Aníbal Fernandes, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife, recorreu a uma gincana no Instagram para falar sobre os impactos da pandemia no meio ambiente. Com a brincadeira, estudantes produzem material informativo como cards, textos, vídeos e podcasts enquanto aprendem sobre o tema. A atividade também é uma forma de busca ativa, pois pontua mais a turma que estiver participando e interagindo nos grupos de whatsapp e no Google Classroom, realizando as atividades diárias propostas pelos professores e professoras.

* Índice de Desperdício de Alimentos é o relatório mais recente e abrangente sobre o assunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização britânica de resíduos WRAP.