Escolas da Rede Estadual classificadas para fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Pernambuco

22.11.2019

Quatro escolas da Rede Estadual de Ensino estarão representando Pernambuco em três categorias da fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa. A competição está marcada para o dia 9 de dezembro e será realizada em São Paulo. Na busca pelo título estarão a Escola Estadual Seráfico Ricardo, de Limoeiro; a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquina Lira, de Aliança; Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, e a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alberto Augusto de Morais Pradines, de Itamaracá. 

Dentre as quatro instituições, duas já tinham sido, anteriormente, vice-campeãs da etapa regional em suas respectivas categorias. A EREM Joaquina Lira faturou medalha de prata na categoria Documentário com o trabalho “Flores do meu bairro”, produzido pelos alunos João Vitor de Moura, Kauany Vitória e Iana Davi, sob o comando da professora Itanea Flávia da Silva. Esta é a segunda vez que a escola participa da competição, já que antes já havia concorrido com a mesma professora, na categoria Artigo de Opinião. 

“Tanto os alunos quanto a professora estão muito esperançosos com esta competição. Estamos confiantes para trazer essa medalha de ouro. A comunidade escolar está muito feliz, pois é um projeto que envolveu muito trabalho, parcerias, e agora é o momento em que estamos todos vibrando juntos. Mobilizamos a cidade para a produção deste documentário e estamos muito felizes com o resultado”, comemorou Pierre Jacques, assistente de gestão da EREM Joaquina Lira. 

Quem também chega a São Paulo com medalha regional no peito é a Escola Estadual Seráfico Ricardo. A aluna Ana Beatriz da Silva, em parceria com o professor Augusto Pereira, conquistaram prata na categoria Memórias Literárias com o trabalho ‘Por que nascem crianças?’. Agora, eles vão para a etapa nacional em busca de mais um pódio. Lá, se juntam às escolas Tomé Francisco da Silva, com o texto “Renascimento Luxuoso”, do estudante José Gabriel Marques e professora Jaciara Pedro, além da EREM Alberto Augusto, com o texto “Retrocesso Cultural: tudo começa com o passinho?”, da aluna Raiana do Nascimento e professora Taciana Cipriano. Ambas as instituições brigam por título na categoria Artigo de Opinião.