Escolas da rede estadual ampliam uso de ambientes virtuais pedagógicos para garantir aprendizagem

Maranhão

14.04.2020

Depois que as aulas presenciais foram suspensas por conta do novo coronavírus, as escolas da rede estadual tiveram que se adaptar e buscar alternativas para que os estudantes continuassem aprendendo sem sair de casa. O Colégio Militar 2 de Julho, Unidade Vila Palmeira, vem utilizando recursos oferecidos pela tecnologia da informação e comunicação, ambientes virtuais pedagógicos e outras ferramentas  para garantir a aprendizagem de seus estudantes.

Com a ajuda de coordenadores e técnicos, a escola criou a plataforma ead.cmcb2dejulho.com.br para auxiliar os estudantes na apreensão do conhecimento, durante o período da quarentena. Por meio do recurso tecnológico, foram cadastrados, inicialmente, os estudantes do 3° ano e os professores, que gravaram videoaulas e postaram materiais de apoio para o pré-vestibular com a inclusão de conteúdos referentes à produção textual.

Após o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) emitir a resolução Nº 94/2020, implementada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), possibilitando o ensino a distância para o ensino regular, a escola cadastrou os outros alunos, professores e todas as disciplinas. A escola já conseguiu alcançar 90% dos alunos e busca alternativas para assegurar que todos estejam inscritos na plataforma.

“É um sistema criado recentemente que por mais novo que seja, apresenta qualidades peculiares, uma delas é a proximidade do professor com o aluno mesmo diante do momento difícil que estamos vivendo. Os conteúdos são de fácil acesso e de total transparência, além disso, é um modo inteligente de usar a tecnologia disponível ao nosso favor”, revelou o estudante do 3º ano A, Maurício Rickelme.

Ellyel Bonfim Sousa Santos, do 7º ano A, ressaltou a importância do recurso tecnológico, utilizado pela escola para auxiliar na aprendizagem dos estudantes. “Está sendo ótima. É uma plataforma que nos permite administrar bem as aulas e videoaulas no dia a dia e, ainda, possibilita que todos tirem suas dúvidas por meio de fóruns agendados”, salientou.

O comandante Arnaldo Macedo, diretor Geral do Colégio Militar 2 de Julho, revelou que a maioria dos estudantes já foi cadastrada na plataforma e alegou que a escola tem enfrentado alguns obstáculos, devido o período de isolamento social, mas acredita que os esforços estão sendo compensados, na medida que as ferramentas utilizadas estão auxiliando no processo de aprendizagem.

“A escola já fez o cadastro de 1188 alunos, de todos os professores e das disciplinas na plataforma e providenciou as instruções por meio de tutorial on-line. Foi aberto um canal de comunicação para os pais e alunos se manifestarem acerca de não poderem participar por falta de internet ou outro problema. Não está sendo fácil, contudo é muito gratificante contribuir com uma quebra de paradigmas”, ressaltou