Escolas da rede estadual acumulam mais de 70 medalhas na Obmep

Amazonas

28.12.2022

Estudantes da rede estadual de ensino acumularam mais 70 medalhas durante a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que teve resultado divulgado nesta terça-feira (20/12). As medalhas conquistadas estão entre ouro, prata e bronze e foram conquistadas por escolas da rede tanto na capital como no interior. 

A Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), foi a única do interior a ganhar medalha de ouro nas olimpíadas. As provas são aplicadas em escolas de todo território nacional e os estudantes premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Além das medalhas, os estudantes que não medalharam, mas mesmo assim tiveram melhores colocações receberam menção honrosa. Na edição de 2022 a Obmep recebeu cerca de 18,2 milhões de inscrições de estudantes.

Obmep

Criada em 2005, as olimpíadas tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. É um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Fotos: Euzivaldo Queiroz/Seduc