Escolas da Rede Estadual abrem o Desfile Cívico-Militar em comemoração ao 7 de setembro

Pernambuco

09.09.2019

O som das bandas e fanfarras no início da avenida anunciavam que estava tendo início mais um Desfile Cívico-Militar em celebração ao dia 7 de setembro, data que marca a comemoração de 197 anos da Independência do Brasil.  No percurso, se dividiram entre os 45 grupos um total de 27 escolas da Rede Estadual de Ensino, totalizando 1.447 estudantes. No palco, entre os presentes para acompanhar a solenidade, estavam o Governador do Estado, Paulo Câmara e o secretário de Educação e Esportes em exercício, João Charamba. 

Da mais antiga à debutante. O orgulho de fazer parte da celebração estava estampado no rosto de cada estudante. Com 50 anos de estrada recém-completados, a Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano (BMGP) não perdeu o encanto de estar presente em mais um desfile. “É uma alegria enorme estar aqui mais um ano, ainda mais podendo apresentar às pessoas a nossa nova vestimenta. Passamos o ano todo nos preparando para chegar aqui e dar o nosso melhor ao público, que já conhece a tradição do GP”, destacou Júlia Isabela, aluna do segundo ano. 

Estreantes na festa, os alunos da Escola Estadual Senador Antônio Farias não deixaram por menos e também fizeram bonito na apresentação. “Decidimos implantar a banda na escola porque acreditamos que ela ajuda a construir valores como cooperação, compromisso e também amizade, e vimos que tudo isso foi fortalecido através desse projeto. Estamos encantados com esse momento, porque além de ter envolvido todos os alunos, o desfile também teve o poder de envolver os pais, que contribuíram com tudo para a nossa estreia”, comemorou a gestora da instituição, Anita Cordeiro. 

O momento também foi festejado pelo secretário de Educação e Esportes em exercício, João Charamba, que destacou o peso das bandas e fanfarras para o Estado. “Pernambuco tem uma marca histórica, somando quase 400 bandas, e hoje muitas delas estão aqui representando a Rede Estadual, além de muitas outras espalhadas por todo o Estado. Eles se preparam o ano todo e hoje é o momento da culminância, onde ficam mais próximos da população e é um momento muito alegre para nós”, disse. 

“São 30 anos de desfile e em todos eles sempre criamos expectativas. As escolas estão lindas e muito bem preparadas, já que elas vêm se organizando para este momento desde o início do ano. As bandas, por exemplo, estão se apresentando hoje, mas começaram a atuar muito antes do desfile, em eventos da educação, então é uma preparação que dura o ano todo. Em especial a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano, que está em um momento de grande celebração, tanto pelo aniversário de 50 anos, quanto pela liderança na categoria ‘Banda Marcial Juvenil’ da Copa de Bandas e Fanfarras”, complementou o Gestor de Ações Culturais da Secretaria de Educação e Esportes, Waldenilson Cunha.