Escolas da Rede contam com mais Núcleos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher em 2021

Pernambuco

15.04.2021

A Secretaria de Educação e Esportes, juntamente com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, anunciou, nesta quarta-feira (14), a ampliação dos Núcleos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher nas escolas da Rede. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo pelo YouTube em comemoração aos dez anos do projeto, e contou com a participação do secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros; da vice-governadora Luciana Santos; da secretária da Mulher, Silvia Cordeiro; entre outros convidados e convidadas. 

Na abertura do evento ao vivo, o clipe das estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, de João Alfredo, no Agreste do Estado, interpretando a música “Triste, louca ou má”, de Francisco El Hombre, emocionou os espectadores, que elogiaram a performance pelo chat do site. Também participaram do evento Valdirene Gonçalves, da Secretaria da Mulher; o deputado estadual Paulo Dutra; a secretária executiva de Educação Profissional e Integral da SEE, Maria Medeiros; a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, Neuza Pontes; a pesquisadora e ex-secretária da Mulher, Cristiana Buarque; além de professoras e estudantes. Atualmente, existem 176 Núcleos de Gênero em atividade nas escolas. Com o anúncio, a Rede ganha mais 27 neste ano, totalizando agora 203.

"Agora, contamos com mais de 200 núcleos com atuação em todo o Estado, distribuídos em todas as Gerências Regionais que se dedicam na missão de ampliar a discussão sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres. A escola é o lugar onde o adolescente busca a troca de conhecimento e é acolhido. Em espaços como esse, os jovens são estimulados a compreender as diferenças humanas e o respeito. A existência dos núcleos democratiza a escola e abre espaço para as diferenças”, pontuou Marcelo Barros. 

A vice-governadora Luciana Santos frisou que mesmo diante do negacionismo que paira o Brasil, é importante se manter firme na luta contra a discriminação. “A gente talvez enfrente um dos piores momentos nesse debate em função do negacionismo. Essa política pública de debate sobre a situação da mulher é uma das mais estruturantes que nós temos em Pernambuco. O governador Paulo Câmara está firme, e esse é um dos pilares estratégicos para o nosso Estado. Eu sou testemunha do quanto esses núcleos são enriquecedores nesse processo. É pela educação que a gente pode transformar a vida das pessoas. Nós precisamos exercitar a consciência cidadã nas escolas”, disse. 

“Quando implantamos os Núcleos de Gênero, em 2011, em cinco escolas, a nossa proposta nunca foi imposta para a educação; ela foi construída com a educação, no chão da escola, com professores, estudantes, gestores. A educação tinha que aprender a lidar com educação de gênero e a gente tinha que compreender os processos escolares. Nós precisamos ocupar todos os espaços para mudar essa cultura patriarcal, para ter uma geração mais participativa, entendendo a relação de poder entre homem e mulher e olhando para as diferenças positivamente”, frisou Silvia Cordeiro. 

“Os Núcleos de Gênero são um exemplo de política pública bem-sucedida, com impactos na vida de educadores, de estudantes e de suas famílias. Ao longo desta última década, os núcleos têm demonstrado que é possível a construção de novas relações, sem discriminação de gênero e raça, e que essas transformações têm repercussão positiva na sociedade. Por isso, é com muita alegria e orgulho que celebramos os dez anos da implantação dos Núcleos de Estudo de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher na rede estadual de ensino de Pernambuco”, acrescentou durante a live Maria Medeiros.

Os Núcleos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher são espaços promotores de ações de formação, pesquisa e extensão, objetivando o desenvolvimento de práticas comprometidas com a transformação social, a partir da promoção da igualdade de gênero. Eles abrem espaço para as diferenças, o gênero, combate aos preconceitos contra a população negra e LGBTQI+ e tudo o mais que se refere às questões que envolvam gênero.

As escolas que serão contempladas com novos núcleos são:

EREM Carlos Rios – Arcoverde

EREM de Arcoverde – Arcoverde

EREM Jornalista João Ferreira Gomes – Petrolina

EREM Guiomar Krause Gonçalves- Vitória de Santo Antão

EREM Nelson Barbalho – Caruaru

EREM Padre Luiz Gonzaga – Araripina

EREM Anízio Rodrigues Coelho – Araripina

EREM Nossa Senhora de Lourdes – Solidão

EREM Pedro Bezerra de Melo – Ibimirim

EREM Pedro de Alcântara Ramos – Itaíba

EREM Carlos Soares da Silva – Salgadinho

EREM José Emílio de Melo – Tupanatinga

EREM Cleto Campelo – Gravatá

EREM Pompéia Campos – Recife

EREM Manoel Bacelar – Riacho das Almas

EREM João Batista de Vasconcelos – Tacaratú

EREM Regina Pacis – Palmerina

EREM Narciso Correia – Paranatama

EREM Padre Antonio Barbosa Junior – Jurema

EREM Gerônimo Gueiros – Canhotinho

EREM Antônio Guilherme Dias Lima – Canhotinho

EREFEM Icó Mandantes – Petrolândia

ETE Francisco Jonas Feitosa Costa – Arcoverde

ETE Célia de Souza Leão Arraes de Alencar – Bonito

ETE Ariano Vilar Suassuna – Garanhuns

ETE Antônio Arruda de Farias – Surubim

ETE Dom Bosco – Recife