Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual realizam apresentação de trabalhos até esta quarta-feira

Paraíba

20.06.2016

As Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) da Rede Estadual de Ensino realizam, até esta quarta-feira (22), a apresentação dos trabalhos das disciplinas eletivas desenvolvidas em sala de aula durante o semestre. É o momento em que os alunos aproveitam para mostrar à sociedade o que estão aprendendo em áreas como: empreendedorismo, robótica e educação ambiental. Atualmente, oito escolas estaduais oferecem o modelo de gestão integral na Paraíba.

Na Escola Estadual Dr. Antônio Batista Santiago, em Itabaiana, por exemplo, o evento de apresentação dos trabalhos reuniu alunos, professores, gestores e familiares. Segundo a diretora da unidade, Michelina Roberto de Moura, foram apresentados projetos ligados às áreas de xadrez, iniciativa empreendedora, robótica e meio ambiente (lixo é luxo). Assim como em todas as ECIs, as disciplinas foram
escolhidas pelos próprios alunos.

“Com esse evento, os estudantes passam a desenvolver o protagonismo juvenil, já que tudo é criado por eles, desde um cartaz até os projetos mais elaborados. Além disso, as áreas trabalhadas, em sala, podem fazer com que muitos definam a carreira profissional”, declarou a diretora da escola, que tem 397 estudantes.

Referência em robótica – Esse trabalho na Escola Cidadã Integral Dr. Antônio Batista Santiago, em Itabaiana, vem rendendo frutos que vão além das terras paraibanas. O ensino de robótica da unidade, referência em todo o Estado, levou os alunos ao Rio de Janeiro, onde conquistaram os 2º e 3º lugares na segunda etapa do Torneio Juvenil de Robótica, nas modalidades Robô Combate MMA e Sumô Tradicional. O resultado classificou a escola para o Torneio Mundial Juvenil de Robótica, que vai acontecer em agosto deste ano, em São Paulo.

Mais escolas cidadãs integrais – O Governo do Estado está aumentando o número de Escolas Cidadãs Integrais (ECIs). A ampliação segue o objetivo do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação. De acordo com a gerente executiva de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Aparecida Uchôa, a meta é oferecer até 2025 o modelo de educação integral em 50% de todas as escolas estaduais da Paraíba. “Se continuarmos no ritmo em que estamos, vamos atingir 40% das escolas até 2018”, disse.

http://paraiba.pb.gov.br/escolas-cidadas-integrais-da-rede-estadual-realizam-apresentacao-de-trabalhos-ate-esta-quarta-feira/