Parceria Seed e Sebrae desperta o empreendedorismo nos alunos da rede estadual de ensino

Roraima

25.10.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

As escolas da rede estadual de ensino já estão apresentando os resultados dos trabalhos voltados ao empreendedorismo. A ação é fruto da parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

Vinte e quatro escolas em todo estado, incluindo escolas indígenas participam da ação que envolve o Projeto Despertar e o (JEPP) Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano). As escolas estão promovendo feiras para a exposição dos trabalhos. As apresentações começaram dia 18 de outubro e seguem até 07 de dezembro.

A Escola Estadual Jesus Nazareno, por exemplo, localizada no bairro Caranã desenvolveu no segundo semestre letivo deste ano ações do JEPP com uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Os estudantes tiveram aulas sobre empreendedorismo, elaboração de plano de negócios, trabalho em equipe, cotação de preços, possibilidade de riscos e captação de recursos.

As aulas foram repassadas pelo professor João Carvalho, que anteriormente, participou de capacitações promovidas pelo Sebrae/RR para a aplicação do projeto na escola. O tema do JEPP para o 9° ano foi “Novas idéias, grandes negócios”.

Desta forma, com as orientações do professor, os estudantes decidiram trabalhar a área da culinária comercializando produtos como cachorro-quente, bolos de chocolate e sorvete com iguarias. Os produtos foram definidos após pesquisa realizada com a comunidade escolar para identificar o que os alunos gostariam de comer.

Na sequência, os próprios estudantes produziram as guloseimas, cuidaram de toda a logística, organizaram o espaço e no dia da Feira de Ciências da escola, comercializaram os produtos fabricados.

“Esse projeto é bom porque estimula comportamentos empreendedores nos jovens, não só empreender a parte econômica, mas também na vida, nos estudos, e na família. Eles se envolveram e gostaram muito de participar”, destacou o professor João.

Doze escolas estaduais desenvolvem trabalhos no JEPP: Escola Vitória Mota Cruz, Diva Lima, Jesus Nazareno, São José, Coema Souto Maior, Presidente Costa e Silva, Barão de Parima, Francisca Élzika, Caranã, Euclides da Cunha, Raimunda Mota de Andrade e a Escola Nilo José de Melo (Boa Vista Rural).

Já o Projeto Despertar conta com o envolvimento de estudantes de quatorze escolas: Vitória Mota Cruz, Major Alcides, Lobo D’Almada, Carlo Casadio, Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Maria dos Prazeres Mota, América Sarmento, Maria das Dores Brasil, Tancredo Neves, Mário David Andreazza, Nilo José de Melo, e as escolas indígenas Lino Augusto e Genival Thome Macuxi (Boa Vista Rural).

EMPREENDEDORISMO

Por meio de um termo de parceria entre a Seed e Sebrae/RR os estudantes da rede estadual de ensino participam de projetos como o Despertar, voltado aos estudantes do Ensino Médio, JEPP (Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos) direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental e Programa Crescendo e Aprendendo, para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Todos os programas estimulam a educação empreendedora, o desenvolvimento profissional e autoconhecimento. Também proporciona novas aprendizagens, atuação coletiva e busca tornar os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores.

Os professores da rede estadual participaram de capacitações com técnicos do Sebrae, responsável também por todo o material utilizado nos projetos. Após a capacitação, os docentes atuaram como multiplicadores nas escolas.