Escolas apresentam relatos de experiências exitosas construídas a partir das travessias formativas do Currículo de Sergipe

Sergipe

14.09.2023

Coordenadores de ensino, gestores e professores que participaram do projeto “Travessias Formativas do Currículo de Sergipe" reuniram-se nesta quarta-feira, 13, na abertura do Encontro Estadual “Travessias que Inspiram: Socialização de Experiências Pedagógicas Exitosas”. A troca de experiências pedagógicas vai até esta quinta-feira, 14, no hotel Arcus, em Aracaju, quando serão apresentadas ao longo da programação dez experiências exitosas realizadas nas escolas públicas estaduais e municipais de Sergipe, e que podem servir de base para outras unidades escolares. 

Na fala de abertura do evento, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destacou o encontro como um intercâmbio de saberes importante para as escolas. “Nós vamos explicar e apresentar metodologias exitosas e que efetivamente poderão ser compartilhadas nas 318 escolas da rede estadual e nos municípios. São 500 professores participando em dois dias de encontro. É uma ação extensiva que chega a todas as diretorias pedagógicas e que pode ser replicada em todas as unidades de ensino”, disse. 

A coordenadora pedagógica de projetos da FGV, Mirna Araújo, destacou o encontro como a culminância do percurso formativo do Currículo de Sergipe, que começou em 2022 e envolveu mais de 13 mil professores. “É a culminância desse trabalho de formação. Os professores se inscreveram, fizemos seminários regionais, e foram selecionados dez trabalhos exitosos do projeto Travessias Formativas do Currículo de Sergipe, apresentando que é possível trabalhar a prática dos professores para a aprendizagem dos alunos a partir da formação continuada”, explica. 

No primeiro momento foram apresentados três projetos de práticas docentes, a saber: “Uma Viagem ao Mundo da Imaginação com Tia Drica e a Tia Mimi”, das professoras Adriana Cruz Pereira de Araújo e Michele Maia Queiroz; “Retratos de Monte Alegre”, da professora Martha Danielly do Nascimento, e “Construindo Novos Significados: uma Ação nas Aulas de Matemática”, da professora Lana Thaís Santos Silva. 

O projeto “Retratos de Monte Alegre”, desenvolvido no Colégio Estadual José Inácio de Farias, localizado em Monte Alegre de Sergipe, no Alto Sertão Sergipano, iniciou-se no período de pandemia e aos poucos foi verificado que o celular poderia ser um aliado pedagógico. Os alunos seguiram um passo a passo: fotografar, enviar para as professoras, criar o poema, editar as fotografias, para então chegar ao produto final. O resultado foram os fotopoemas e a aproximação de 80% dos alunos participantes às atividades educacionais. “São fotografias que se transformaram em poemas feitos pelos alunos. O aluno é o protagonista de todo o processo indicado para todas as unidades de ensino”, explicou a professora Martha Danielly do Nascimento, do Colégio Estadual José Inácio de Farias.

Também serão discutidas no evento as práticas pedagógicas e formação de professores sobre a ótica dos projetos “Pedagogia de Projeto: Empreender Mulher: a Representação das Mulheres Vassoureiras do Pov. Muquem/Itabaianinha”, do prof. Marcos Paixão Bastos dos Santos; o “Projeto Sarau Literário”, da professora Maria do Socorro Tôrres Oliveira de Andrade, e o “Currículo de Sergipe Articulado à Matriz de Referência de Matemática do Saese e Saeb”, da professora Lúcia Paula Barbosa Carvalho.

Segundo o professor Marcos Paixão Bastos dos Santos, da Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, situada no povoado Muquem, zona rural de Itabaianainha, a experiência “Pedagogia de Projeto: Empreender Mulher: a Representação das Mulheres Vassoureiras do Pov. Muquem/Itabaianinha” foi desenvolvido no âmbito da educação, justamente para que essa experiência seja adaptada e readaptada aos diversos contextos sociais do Estado. O professor explicou que o artesanato é uma prática milenar, mas que, devido ao processo histórico, acaba sendo silenciado. “É um espaço de visibilidade das mulheres, o qual também é  destinado a fortalecer o protagonismo do alunado”, destacou. 

Na programação, também apresentaram os projetos “Jardim Funcional/Horta”, da professora Gláucia Pamela de Jesus Silva; “Matemática Doce”, da professora Isabel Carvalho; “Consciência Matemática: O Mundo da Matemática Através do Sistema Monetário”, da professora Rita de Cássia Nascimento, e a experiência “Anjos na Terra: Autobiografia em Foco”, do professor Reginaldo Batista de Brito. 

E-book

A programação do encontro será encerrada com o lançamento do E-book “Travessias que Inspiram: Experiências Pedagógicas Exitosas das Travessias Formativas do Currículo de Sergipe, a ser realizado nesta quinta-feira, 14, com a mediação da diretora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc, Kelly Araújo Valença Oliveira.

O e-book estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc, para todos os mais de 13 mil professores atendidos pelas travessias formativas. O e-book faz um histórico das formações e disponibiliza as metodologias das dez experiências exitosas. 

Participaram da mesa de abertura do encontro, além do secretário Zezinho Sobral e da técnica da FGV, Mirna Araújo, o diretor do Departamento de Educação da Seduc, Genaldo Freitas; a coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais da Seduc, Clotildes Farias de Souza, e a coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc, Kelly Araújo Valença Oliveira.