Escolas apresentam experiências de sucesso com o ensino on-line

Distrito Federal

18.08.2020

Iniciativa é da regional do Plano Piloto. Escolas já podem se inscrever para compartilhar seus trabalhos exitosos


Foto: Tiago Oliveira, Ascom/SEEDF

Em 13 de agosto, a Secretaria de Educação e toda a comunidade da rede pública de ensino completaram o primeiro mês de experiências exitosas no ensino on-line pela plataforma Google Sala de Aula. E a Unidade Regional de Educação Básica do Plano Piloto (Unieb-PP), da Coordenação Regional do Plano Piloto (CRE PP), pensou em um meio de compartilhar as atividades de cada escola da região no I Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota, que será realizado em 19 e 26 de agosto, nos três turnos, pelo canal da CRE PP no YouTube.

As escolas da regional do Plano Piloto vão apresentar boas estratégias de ensino e criatividade para atrair a atenção dos estudantes e dos pais e responsáveis, e, dessa maneira, manter o aprendizado em dia.

“Movimentar uma rede formada e consolidada no ensino presencial para o ensino mediado por tecnologias é um desafio enorme. Nossas professoras e professores têm se superado ao inovar em suas práticas pedagógicas para alcançar nossos estudantes. Esse é um importante momento de compartilhamento dessas boas práticas para que se difundam e também se consolidem na rede”, afirma o secretário de Educação, Leandro Cruz, que participará on-line da abertura nos dois dias do evento.

Programação

Na próxima quarta-feira, 19/8, a CRE vai reconhecer algumas práticas de professores que se dedicaram a esse momento nas etapas anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Escola de Natureza Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na quarta-feira da semana seguinte, 26/8, será a vez da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial, Sala de Recursos, Classe Especial, Escola Parque e Bibliotecas Públicas.

Serão 30 minutos para a abertura, em cada turno, antes do início das apresentações dos vídeos das escolas. Pela manhã, os materiais serão divulgados das 9h às 11h30. À tarde, a programação dos vídeos está marcada para as 15h e vai até as 17h30. Para finalizar o primeiro dia de Fórum, no noturno, as apresentações serão das 19h30 às 20h30.

Já no dia 26, a marcação de horários é a mesma, mas somente nos turnos matutino e vespertino. De manhã e à tarde, 30 minutos antes das apresentações dos vídeos serão destinados aos convidados. Em seguida, no matutino, às 9h, as escolas vão apresentar seus vídeos até as 11h30. No vespertino, das 15h às 17h30.

Inscrições

As escolas interessadas em participar e mostrar a sua experiência de sucesso, em qualquer etapa, devem inscrever a unidade por meio de um formulário e com a apresentação do vídeo, que deverá ser enviado para o e-mail: crepp@edu.se.df.gov.br até as 12h de 17/8. O material deve ser nomeado indicando a data do evento, conforme o modelo: 19-08_CEF_XX_PLANO_PILOTO.

Entre os critérios para participação, estão o envio do vídeo no prazo, a relevância do tema e as formas diferenciadas de abordagem.

“Serão dias especiais. A ideia é que todos da nossa regional, nas mais de 120 escolas e com mais 62 mil estudantes, possam estar juntos, ligados nessas experiências, quer seja para captar uma ideia nova ou para apresentar o que deu certo. Esse trabalho reforça que, hoje, nós somos outros. Não vai haver retrocesso. Foi descoberto um mundo de ação que não se conhecia. Vejo somente avanço, mas com adequação, que a gente faz caminhando e não esperando”, destaca a coordenadora regional do Plano Piloto, Edilene Abreu.

Acesse o Regulamento do I Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota

Conheça o canal da CRE do Plano Piloto no YouTube


Nathália Borgo, Ascom/SEEDF