Escolas aplicam avaliações do SAEB para estudantes da rede estadual

Bahia

01.12.2021

Os estudantes da rede estadual de ensino continuam participando das provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021, que podem ser aplicadas nas escolas até o dia 10 de dezembro. A ação consiste em um conjunto de testes e questionários, com a finalidade de avaliar a qualidade da Educação Básica do país; contribuir para a sua melhoria; e monitorar as políticas públicas educacionais. Participam estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio.

Em Nova Viçosa, as provas foram aplicadas nesta quarta-feira (1°), no Colégio Estadual Professora Jane Peixoto. O estudante Cleiton Krygsman Tavares, 21, 3º ano, disse que gostou do nível das provas. “As questões das duas provas estavam bem elaboradas. Acho muito importante que as escolas realizem estas avaliações para os estudantes testarem os conhecimentos obtidos”.

Hoje também foi o dia escolhido para os estudantes do Ensino Médio responderem as provas do SAEB no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, localizado em Jaguaquara. “Acabei de fazer as provas e achei muito interessante, pois, através delas, é possível saber como está a Educação Básica brasileira. Além disso, os conteúdos das questões servem como uma espécie de revisão e podem ajudar na preparação para os vestibulares”, revelou a estudante Paula de Souza, 17, 3º ano.

Já no Centro Estadual de Educação Santa Mariense, em Santa Maria da Vitória, a aplicação das avaliações para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio foi realizada na última quinta-feira (25/11).  

A SEC disponibilizou, no Portal da Educação, orientações para a preparação dos estudantes, dos professores e das equipes gestora e pedagógica para a realização das provas do SAEB, como o material necessário para o dia da aplicação; o tempo da prova; e o preenchimento correto do cartão-resposta.