Escolas aplicam a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Tocantins

07.06.2022

As provas referentes à 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão sendo aplicadas nesta terça-feira, 7, nas escolas de todo o país. No Tocantins, mais de 180 mil estudantes se inscreveram na Olimpíada e 689 instituições de ensino participando, representando os 139 municípios. Em sua 17ª edição, a OBMEP conta com 18.159.636 estudantes inscritos, de 54.488 escolas e com a participação de 5.558 municípios brasileiros. 

Na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, 913 estudantes estão aptos para fazerem as provas e estas começaram a ser aplicadas, a partir das 8 horas, para os estudantes das turmas da manhã. 

Emanuelle Alves, 17 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, falou da importância da prova para ampliar o conhecimento dos estudantes.  “Faço a prova todos os anos e é uma forma de garantir aprovação em uma boa faculdade, de testar meu conhecimento em Matemática e a minha capacidade de interpretar e responder as provas”, frisou. 

Gustavo Holzhausen, 16 anos, também da 2ª série do ensino médio, já tem uma rotina de participações na olimpíada. “É uma prova que mede a nossa capacidade de compreensão na área da matemática. Acredito que todos os estudantes deveriam fazer essa prova, até como forma de aprendizagem”, ressaltou.

O coordenador de área de Matemática e suas competências da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, professor Diego Porto Veiga, destacou a importância da OBMEP. “Participar da olimpíada é uma oportunidade que os estudantes têm para ingressarem em faculdade e conquistarem novos espaços. A olimpíada oferece todo o material de apoio e orientações. Aqui na escola também estamos pontuando os alunos que estão fazendo a prova, como forma de incentivar a participação de todos”, explicou Diego Porto Veiga. 

Prova 

A prova será disponibilizada para três níveis, com cores diferentes, sendo a de nível I, para os estudantes que estão matriculados nas turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível II, para os participantes que estejam cursando o 8º ou o 9º ano do ensino fundamental e o nível III, para os discentes do ensino médio.

O exame da 1ª fase está sendo aplicado nas escolas inscritas, é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e composta por 20 questões de múltipla escolha. A nota terá a finalidade de classificar o participante para a fase seguinte.

O gabarito oficial será divulgado no site www.obmep.org.br e a lista dos classificados para a 2ª fase será divulgada no dia 2 de agosto. A prova da 2ª fase está prevista para o dia 8 de outubro.

A olimpíada é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC). 

Premiação 

Nesta 17ª edição da OBMEP serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. A premiação será distribuída de forma diferenciada entre as escolas públicas e privadas. Para as escolas públicas serão destinadas 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze.

Para as escolas particulares serão destinadas 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata e 675 medalhas de bronze. Os professores, as escolas e as secretarias premiadas receberão certificados. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins