Escola utiliza estratégias lúdicas para aprofundar leitura e escrita

Secretaria de Estado da Educação do ES

19.08.2019

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Graça Aranha, situada no Município de Santa Maria de Jetibá, vem adotando diferentes estratégias para estimular as aulas de Aprofundamento de Leitura e Escrita (ALE). Uma das atividades utilizadas é o “Ale: Integrando o Conhecimento ao Cotidiano”.

Os professores utilizam dinâmicas diferenciadas e adequadas ao perfil de cada turma por meio de materiais diversos, como cartuns, charges e tirinhas.

Segundo a professora de ALE da unidade, Ivone Sipolatti Pasolini, no decorrer das aulas foram abordadas situações, nas quais os alunos puderam apreciar, conhecer as características, objetivos desses gêneros textuais e produzir cada um deles.

“Propus aos alunos que produzissem desenhos nos formatos estudados. Leitura diária com livros de literatura infantojuvenil também estão em nossas aulas. O conteúdo é aplicado de maneira divertida e, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos com perguntas e respostas, sistematizamos os conteúdos e, ao final, eles produzem textos a partir do que aprenderam durante as aulas”, explicou a educadora.

Durante uma roda de conversa, os alunos foram levados a refletir sobre a real intenção de estarem estudando tais gêneros, que segundo a professora, foi uma experiência positiva e demonstrou ser de muita aprendizagem.