Secretaria de Estado da Educação do ES
19.08.2019A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Graça Aranha, situada no Município de Santa Maria de Jetibá, vem adotando diferentes estratégias para estimular as aulas de Aprofundamento de Leitura e Escrita (ALE). Uma das atividades utilizadas é o “Ale: Integrando o Conhecimento ao Cotidiano”.
Os professores utilizam dinâmicas diferenciadas e adequadas ao perfil de cada turma por meio de materiais diversos, como cartuns, charges e tirinhas.
Segundo a professora de ALE da unidade, Ivone Sipolatti Pasolini, no decorrer das aulas foram abordadas situações, nas quais os alunos puderam apreciar, conhecer as características, objetivos desses gêneros textuais e produzir cada um deles.
“Propus aos alunos que produzissem desenhos nos formatos estudados. Leitura diária com livros de literatura infantojuvenil também estão em nossas aulas. O conteúdo é aplicado de maneira divertida e, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos com perguntas e respostas, sistematizamos os conteúdos e, ao final, eles produzem textos a partir do que aprenderam durante as aulas”, explicou a educadora.
Durante uma roda de conversa, os alunos foram levados a refletir sobre a real intenção de estarem estudando tais gêneros, que segundo a professora, foi uma experiência positiva e demonstrou ser de muita aprendizagem.