Escola Técnica Estadual recebe segunda edição da Expogeo

Pernambuco

18.06.2018

A Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues, localizada em Jaboatão dos Guararapes, celebrou, na última sexta-feira (15), a segunda edição da Exposição de Geografia (Expogeo) em celebração ao Dia do Geógrafo, comemorado no dia 29 de maio. O evento mobilizou toda a comunidade escolar e foi idealizado pelo professor de geografia da unidade de ensino.

Os 480 estudantes da ETE participaram da Expogeo e ficaram responsáveis pela apresentação de maquetes, minicursos e palestras com temas que iam desde a geografia física, abordando os aspectos de relevo e do globo terrestre, até a geopolítica dos conflitos, envolvendo todas as turmas. Além dos estudantes da própria escola, que se revezaram entre apresentar e assistir trabalhos durante todo o dia, ainda estiveram presentes pais, convidados e cerca de 50 estudantes de ensino fundamental e médio da Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, pertencente à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul.

O evento contou com espaços com os mais variados temas, onde os próprios estudantes e visitantes puderam escolher entre os minicursos “A última era glacial”, “O desastre de Chernobyl”, “Colonização de Marte”, “Aurora Boreal” e “Revolução Russa” ou palestras que abordaram temas como Narcotráfico, Guerra das Coreias, o Conflito de Ruanda dentre vários outros.

“Com a realização de um trabalho onde o aluno brilha, conquista o conhecimento e reconhece o seu lugar no mundo, nós enquanto professores, nos sentimos grandiosos. Aqui eles podem ver que a geografia é muito mais que uma decoreba, ela vai muito além de responder um questionário e/ou responder um texto pra uma prova”, comentou Sérgio Luiz Bezerra, professor de geografia que idealizou o projeto no ano passado. “Trabalhar a geografia de uma forma mais ampla facilita o entendimento para os jovens. Muitas das situações que sofremos hoje, como a busca pelo petróleo e a luta dos refugiados pela sobrevivência, estão relacionados à geopolítica do conflito, por exemplo, e com este trabalho eles conseguem associar os temas”, afirmou.

Maria Cecília é estudante do 3º ano do curso técnico de administração. Para ela, o evento ajuda a estudar a disciplina. “Eu acho o evento fantástico porque em sala de aula é um pouco chato estudar sobre isso. Então você tendo que sair de uma sala para outra e assistindo palestras apresentadas por colegas é bem melhor do que você estar parado numa sala de aula vendo o professor falar e respondendo exercícios, ao meu ver”, confessou a jovem Maria.