Secretaria da Educação do ES
13.02.2020O Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) Vila Pavão é uma escola tradicional da região que vem formando técnicos em agropecuária, curso que é ofertado na unidade de ensino. Neste ano, a escola passou a ofertar a modalidade de Ensino em Tempo Integral, com carga horária de nove horas e meia.
Raniere de Souza Bernaldo é uma das alunas que irá se formar neste ano no Ensino Médio. “O Ceier Vila Pavão é um diferencial na nossa região, principalmente porque dá oportunidade a quem é do campo e pretende trabalhar no ramo da agropecuária e áreas afins. Ao me formar, penso em cursar o Ensino Superior em Agronomia ou Medicina Veterinária”, afirmou a estudante da 3ª série do Ensino Médio.
Ela disse ainda que estuda no Ceier Vila Pavão desde o 6º ano do Ensino Fundamental, onde seu irmão também estudou. “Meu irmão estudava aqui e me incentivou a começar desde cedo nessa escola. Ele sempre falou muito bem e, começando no Ensino Fundamental, a adaptação é ainda melhor”, completou.
A coordenadora pedagógica Sandra Zuqueto Beilke destacou a escola já ofertava o Ensino em Tempo Integral. “A adesão ao Programa de Escolas em Tempo Integral do Governo do Estado trouxe para nós novos elementos que fortaleceram e aprimoraram o que já vinha sendo desenvolvido. A educação no campo faz um excelente trabalho e, com essa mudança, só veio agregar a educação dos estudantes”, explicou.
Educação em Tempo Integral
Neste ano, mais 28 novas escolas da Rede Estadual passaram a ofertar a Educação em Tempo Integral. Agora são 62 unidades no total, sendo 46 com carga horária de nove horas e meia, das quais três integradas ao Curso Técnico (carga horária de nove horas e meia); 13 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de sete horas); e três de Tempo Integral Rural (carga horária de nove horas e meia).