Escola rural de Augustinópolis realiza primeira Semana do Campo

Tocantins

24.06.2022

Lenna Borges/Governo do Tocantins

A Escola Estadual Fazenda Dezesseis (EEFD), localizada na zona rural de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, promoveu nessa quarta e quinta-feira, 22 e 23, a I Semana do Campo EEFD, com o objetivo de apresentar aos alunos como gerar renda e garantir uma lavoura protegida. O evento foi especialmente direcionado para a agricultura familiar e contou com a parceria de produtores rurais locais, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Araguatins, Sebrae Tocantins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Campus Augustinópolis e Tribunal de Justiça de Araguatins. 

Na programação, palestras sobre agricultura familiar, direitos previdenciários do trabalhador rural e empreendedorismo, minicursos sobres horticultura, avicultura, manejo de pastagem, além de rodas de conversas, relatos pessoais e entrevistas com agricultores e pecuaristas locais, fornecedores locais da agricultura familiar e exposição em estande, voltados para as temáticas do evento, com certificação para os participantes.

Segundo a diretora da EEFD, Tatiane Maria Padilha Targino, a ideia surgiu por identificarem que, apesar da escola ser do campo, a identidade real não estava condizente. “Estávamos com a mesma “cara” das escolas urbanas e o mais preocupante, sem valorizar nosso contexto de produção da agricultura familiar. Somado à questão do fortalecimento da identidade da escola do campo, também se objetivou a valorização do empreendedorismo rural, haja vista que nossa região é propícia para este tipo de negócio e nosso público tem competência para fazer essa ideia crescer”, frisou.

A diretora explicou que, sob a coordenação geral da professora Cryslane Pereira Bezerra, a equipe pedagógica, professores e estudantes se uniram para elaborarem as ações e atividades e buscarem parcerias e recursos para realização do evento. “Voltado para o campo foi a nossa primeira experiência e superou nossas expectativas. Participaram diretamente, em torno de 250 estudantes, e, indiretamente, mais 35, porque estes são privados de Liberdade e participaram da ação através das aulas teóricas que acontecem nas nossas turmas de extensão, que funcionam na Cadeia Pública de Augustinópolis”, completou Tatiane Maria Padilha Targino.

Escola rural EEFD

A Escola Estadual Fazenda Dezesseis, fica localizada no Povoado Dezesseis, município de Augustinópolis, pertencente à diretoria Regional de Ensino (DRE) de Araguatins, no Bico do Papagaio. Atende Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio Básico, Novo Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Prisões e Educação Especial.

A escola já foi referência do Prêmio Gestão, lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região e terá prática pedagógica inspiradora, que será apresentada no Seminário Internacional de Mentoria de Diretores Escolares, que ocorrerá na próxima semana, de 26 a 29, em Brasília (DF).