Escola reconstruída pela Educação do Pará adota o ensino 100% em tempo integral

Pará

14.08.2024

Mais uma escola da rede pública estadual de ensino foi entregue, na manhã desta segunda-feira (12), à comunidade escolar do município de Limoeiro do Ajuru, na Região de Integração Tocantins. Com a reconstrução da Escola Estadual Professor João Ludovico, que passa a oferecer ensino 100% em tempo integral, o Governo alcança a marca de 147 unidades reconstruídas e ampliadas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

"Começo a semana podendo entregar essa escola nova, linda, estruturada. Nossa comunidade escolar recebe esse importante equipamento, que traz o ensino integral para Limoeiro, para nossa juventude. Um ensino médio de qualidade, garantindo formação e educação para cada um. Hoje, estamos devolvendo para a comunidade da 'Ludovico' a sua escola. Vocês lembram como era a escola antes da obra. Foi colocada abaixo e construída uma nova escola, de um padrão de qualidade que não deixa a desejar a nenhuma escola, em qualquer município do Pará. E isso é uma demonstração de respeito com Limoeiro do Ajuru. Uma escola com ar condicionado, com laboratório de informática, com quadra de esporte. Portanto, aqui damos oportunidade para que todas as crianças e jovens possam colocar seu talento, fazer com que seus sonhos de vencer sejam a partir da educação. Cumprimento também a todos os alunos e alunas da unidade, e faço um único pedido: cuidem da escola, mantenham a escola bonita e conservada. Lembrem como era e como está a agora, para que vocês possam valorizar a conquista e zelar por esse prédio", disse o governador Helder Barbalho ao entregar a obra. 

A unidade atende, atualmente, 383 estudantes do ensino médio, na modalidade ensino integral, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA/Médio), nos turno da tarde e noite. Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, só o estudo muda a vida de alguém, por isso é muito importante oferecer conforto e boas condições estruturais em uma escola, já que este é o ambiente em que professores, servidores e estudantes passam grande parte do tempo.

Avanço - "Hoje é um dia de grande celebração para todos em Limoeiro do Ajuru. É sempre muito gratificante poder entregar mais uma escola estadual totalmente reconstruída e equipada. Não é só com o prédio que podemos avançar na educação do Pará. Mas possuir um ambiente de qualidade é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes e servidores da educação. Quero ressaltar que a Escola Estadual Ludovico passa a funcionar em tempo integral para 100% das turmas. Esse é um avanço fundamental para garantir mais oportunidades para nossos estudantes, com desenvolvimento, dedicação e protagonismo", ressaltou Rossieli Soares.

Com um investimento de R$ 6.035.355,41, o novo espaço contempla laboratório multidisciplinar e de informática; biblioteca; nova sala de professores; salas de recursos, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e arquivo. Tem ainda espaços totalmente reconstruídos: oito salas de aula, banheiros com acessibilidade; sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), área para Educação Física, vestiários, cozinha completa e escovódromo.

Aprovação - “Estudava em outra escola e não tinha a comodidade que tem aqui. Porque aqui a escola é grande. O espaço de que mais gostei é o laboratório. Ele é que nem nos filmes. Fiquei bastante impressionado, já que nunca tinha visto um”, contou Julião Santos Figueiredo, 18 anos, estudante do 2º ano do ensino médio.

Cássio Eduardo Bittencourt de Moraes, 18 anos, também aluno do ensino médio, gostou mais da quadra de esportes. “Estamos muito alegres com essa quadra. Eu estava com muita expectativa de chegar nessa quadra e praticar as atividades, principalmente com o início dos Jogos Internos da escola. Mas no geral, toda a estrutura vai melhorar muito o nosso ensino. Com a quadra também vamos praticar os esportes e ter as aulas práticas”, destacou o estudante.

“Essa escola estava numa situação muito difícil, porque foi construída na época muito baixa, e a água da chuva entrava, alagava, ficava intrafegável. Às vezes, a gente suspendia as aulas por conta dessa situação. Os espaços pedagógicos também estavam sem condições. Há mais de 25 anos a escola existia sem nenhuma reforma. A emoção é muito grande. Eu confesso que tenho andado nas outras regiões, municípios vizinhos, e não vi uma infraestrutura tão completa quanto esta. A emoção é muito grande, os olhos se enchem quando a gente olha para ela. É inacreditável! A unidade começou a ser parcialmente de tempo integral em 2021. E, agora, ela é totalmente de tempo integral”, ressaltou Marizete Martins Rodrigues, diretora da Escola Professor João Ludovico

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc