Escola realiza evento para promover a identidade cultural de Cuiabá

Mato Grosso

14.04.2022

A Escola Estadual Integral Antônio Epaminondas, no Bairro da Lixeira, em Cuiabá, realiza nesta quinta-feira (07.04) o encerramento do projeto “Cuiabá 303 anos de História e Cultura”. A finalidade é conhecer a identidade cultural da Capital, resgatando e valorizando a cultura regional. A iniciativa chama atenção para o povo cuiabano, resultado de uma diversidade de sons, cores, sabores e valores que, ao se misturarem, criaram uma identidade calorosa e alegre com o seu tempo e a sua história.

O encerramento das atividades será nas dependências da unidade escolar com visitação às salas temáticas e apresentação cultural na quadra poliesportiva. Haverá também almoço típico cuiabano com maria isabel, farofa de banana e feijão empamonado.

“Ao chegarem à escola, a comunidade escolar terá salas com temáticas diversas. Uma visitação leva ao conhecimento de parte da tradição cuiabana. Os trabalhos foram feitos por estudantes que fizeram uma exaustiva pesquisa para mostrar toda a nossa história”, destaca o coordenador da área de linguagem, Jackson Regis.

O 8º ano terá duas salas: “Procissão das almas sob a orientação das professoras Ananda e Miriam, e “Religiosidade”, com os professores Cássio e Ediane. O 9º ano será representado pela temática “Linguajar e receitas cuiabanas”, trabalhada pelas professoras Rosane e Terezinha.

Já o ensino médio contará com três salas, sendo o 1º ano A com “Artesanato cuiabano”, das professoras Clotilde e Verônica. “Poesia cuiabana”, do 1o ano B ano, ficará sob responsabilidade das professoras Josiane e Priscila. A dupla de professores Manoel e Matheus, vão trazer “Curiosidades cuiabanas com alunos do 2o ano”. E o 3º ano terá “Cuiabá que eu quero”, produzida pelos professores Catiex e Jackson Regis.

A tarde promete ser quente na quadra poliesportiva da escola com apresentações musicais e um concurso de rasqueado, tendo como jurados o Mister Mato Grosso 2022 Luiz Henrique e a Princesa Estudantil Cuiabá 2022 e ex-aluna da escola, Iana Ferraz.

Para sacudir o evento, o cantor cuiabano Dilson Oliveira inicia com força total. Haverá também apresentação musicais – “Cança dos alunos”, da disciplina de Projeto Educativo Cultural, monitorado pela professora Rosane. Professor Thales trará “canto” dos alunos do 7º ano. Por último, o concurso de rasqueado cuiabano.

A diretora Luciane Paese assinala que, “por meio do projeto, é desenvolvido um trabalho junto aos estudantes priorizando a ludicidade, com atividades diversificadas que representem a Cuiabá de ontem, hoje e de sempre buscando fazer um trabalho interdisciplinar em todas as áreas do conhecimento”.

Orientadores de Área, Adriana Duarte, Clóvis Capistrano e o coordenador pedagógico José Donizetti Ribeiro lembram que o projeto pretende despertar nos estudantes o apreço pelas tradições culturais de Cuiabá, pois  um povo desenvolvido é aquele que busca e divulga a sua cultura como forma de identidade, regionalismo e cidadania.

Texto de Adilson Rosa