Unidade de ensino recebe ação do Programa TerPaz Cultura de Paz nas Escolas

Pará

09.05.2023

A ação TerPaz Cultura de Paz nas Escolas foi promovida pela Escola Estadual Palmira Gabriel,na manhã deste sábado (6), no bairro do Tenoné, em Belém. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil (PC) e o projeto 'Conecta'.

Foram ofertados atendimentos médico e odontológico, avaliação nutricional, exames de PCCU e mamografia, farmácia, vacinação contra covid-19, gripe e HPV, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e de hepatites. Além disso, houve emissão de diversos documentos, como registro geral (RG), Carteira de Trabalho Digital, Certidão de Nascimento e Óbito. 

Para a criançada não faltou diversão com a 'sala de games', com jogos eletrônicos, com destaque para o jogo em realidade virtual. “Eu sempre vi vídeos sobre esse jogos e queria experimentar. Estou amando conhecer tudo isso, é a primeira vez que participo de uma ação com algo voltado para gente”, disse Júlio César, de 13 anos, que estuda na escola e foi acompanhar os pais, interessados em conseguirem documentos pessoais.

A moradora do bairro, Denise de Santana, aproveitou para consultar os filhos. Ela estava satisfeita com os serviços oferecidos. “Estou achando muito benéfico que tenham vindo até a escola no nosso bairro. Estava com dificuldade de conseguir consultas com o pediatra e quando minha filha disse que iria ter atendimento médico na escola dela, aproveitei para trazer logo todos”, contou Denise.

O morador do bairro, Jaibson Santiago também aproveitou para conseguir a RG dele, e elogiou a rapidez do atendimento na escola. “Estamos passando por um momento muito delicado, tanta violência nas escolas e essa palestra é importante, já liguei para meu filho vir também, pois é necessário para as crianças também”, disse Jaibson.

A palestra sobre Cultura de Paz e Comunicação Não-Violenta foi ministrada pelo professor Alejandro Jélvez, coordenador do programa de mediação de conflitos, em 49 escolas participantes do Território pela Paz, da Seac. “Os conflitos ocorrem com frequência no ambiente escolar e os mais frequentes são entre os alunos, e acabam se redirecionando para algo mais agressivo. A palestra é direcionada para evitar também o bullying, por diversos tipos de preconceito e até mesmo de personalidade. Então, mediar esse conflito, com ambientes de diálogo, retoma a convivência pacifica e de coleguismo, como deve ser”, disse Jélvez. 

O secretário de Cidadania, Igor Normando, esteve presente no local e conversou com estudantes e familiares. “É uma ação muito importante, não só para levar serviços à população, como também conhecer as necessidades desse território. A violência nas escolas não pode virar uma realidade no nosso Estado. Tenho certeza que não só o combate, como também devemos educar cada vez mais as crianças e jovens para garantir a eles uma nova perspectiva de um futuro melhor numa sociedade em harmonia”, disse Normando.