Escola promove roda de conversa para debater desafios e conquistas da mulher na sociedade

Mato Grosso

11.03.2022

A Escola Estadual Integral Antônio Epaminondas, conhecida como EPA, no bairro Lixeira, em Cuiabá, será movimentada na semana dedicada à mulher. A unidade escolar vai promover rodas de conversa com nove profissionais de diversos segmentos abordando os desafios e conquistas da mulher na sociedade brasileira.

Nesta terça-feira (08), às 14h30, Dia Internacional da Mulher, três mulheres falam sobre suas atividades. A jornalista Silvana Neumann Ribas abre a roda de conversa ao debater sobre a ‘Responsabilidade social do jornalista’. Silvana Ribas atua há 15 anos como repórter de polícia no jornal A Gazeta.

Em seguida, a empresária Débora Galvan fala sobre ‘Foco e Determinação – Projeção Familiar e Profissional’. Na sequência, a maquiadora e modelo trans, Isabele Santos Castro, aborda sobre ‘Igualdade social para todas as mulheres’, que se sentem minoria ou não se encaixam em padrões. As rodas de conversam serão nas dependências da unidade escolar.

Segundo o coordenador da área de linguagens, professor Jackson Regis, trata-se de um projeto interdisciplinar que envolve todos os orientadores de área, com a anuência da direção e principalmente dos professores.

A expectativa é que, após o término da semana da mulher, haja ampliação dos conhecimentos sobre a mulher, compreendendo a relevância das mulheres historicamente e, com isso, desconstruindo o discurso de superioridade masculina. Outro ponto importante de reflexão, trata dos diversos tipos de violências praticados contra a mulher.

“Refletir a mulher consiste na ampliação de informações que possibilite a todas serem tratadas com respeito e igualdade de diretos desde a infância, concebendo que os espaços femininos é onde elas quiserem estar, ressaltando o empoderamento e destaque das mulheres em lugares historicamente negados a elas”, assinala.

Texto de Adilson Rosa